Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo celebra dois anos da Central de Segurança com 440 câmeras em operação

São Gonçalo celebra dois anos da Central de Segurança com 440 câmeras em operação | Divulgação/Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo

Com 440 câmeras de monitoramento espalhadas por pontos estratégicos, a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) completa dois anos de funcionamento em setembro. A estrutura, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, reforça o combate à criminalidade, organiza o tráfego e auxilia concessionárias de serviços públicos.

Tecnologia 24 horas a serviço da cidade

Instalada na Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, a CSSG funciona 24 horas por dia com equipes especializadas. A central dispõe de câmeras fixas, equipamentos que giram em 360 graus, além de recursos para reconhecimento facial e leitura de placas.

“O trabalho é ininterrupto. Conseguimos auxiliar no combate ao crime, fiscalizar o trânsito e atender emergências. A proteção à população tem que ser constante”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.

Resultados no último ano

De agosto de 2024 a agosto de 2025, o sistema contribuiu para 88 prisões em flagrante, além de auxiliar investigações da Polícia Civil. Diariamente, também flagra infrações de trânsito, reforçando campanhas educativas da Prefeitura.

O diretor da CSSG, Walace Costa de Oliveira, ressaltou o planejamento técnico na instalação:

“Cada câmera foi posicionada de forma estratégica para ampliar a eficiência no atendimento às ocorrências.”

Plano estratégico de segurança

A central integra a Meta 1 do Eixo Cidade Segura do Plano Estratégico Novos Rumos, que busca modernizar a gestão e aumentar a sensação de segurança da população.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta