São Gonçalo celebra dois anos da Central de Segurança com 440 câmeras em operação

São Gonçalo celebra dois anos da Central de Segurança com 440 câmeras em operação | Divulgação/Luiz Carvalho/Prefeitura de São Gonçalo
Com 440 câmeras de monitoramento espalhadas por pontos estratégicos, a Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG) completa dois anos de funcionamento em setembro. A estrutura, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, reforça o combate à criminalidade, organiza o tráfego e auxilia concessionárias de serviços públicos.
Tecnologia 24 horas a serviço da cidade
Instalada na Secretaria de Ordem Pública, no bairro Estrela do Norte, a CSSG funciona 24 horas por dia com equipes especializadas. A central dispõe de câmeras fixas, equipamentos que giram em 360 graus, além de recursos para reconhecimento facial e leitura de placas.
“O trabalho é ininterrupto. Conseguimos auxiliar no combate ao crime, fiscalizar o trânsito e atender emergências. A proteção à população tem que ser constante”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos.
Resultados no último ano
De agosto de 2024 a agosto de 2025, o sistema contribuiu para 88 prisões em flagrante, além de auxiliar investigações da Polícia Civil. Diariamente, também flagra infrações de trânsito, reforçando campanhas educativas da Prefeitura.
O diretor da CSSG, Walace Costa de Oliveira, ressaltou o planejamento técnico na instalação:
“Cada câmera foi posicionada de forma estratégica para ampliar a eficiência no atendimento às ocorrências.”
Plano estratégico de segurança
A central integra a Meta 1 do Eixo Cidade Segura do Plano Estratégico Novos Rumos, que busca modernizar a gestão e aumentar a sensação de segurança da população.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI