Internacional

Série de terremotos abala Venezuela; dois atingem magnitude acima de 6

Série de terremotos abala Venezuela; dois atingem magnitude acima de 6 | Reprodução/USGS

Pelo menos dez terremotos na Venezuela sacudiram o país entre a noite de quarta-feira (24) e a manhã desta quinta-feira (25), segundo o Serviço Geológico dos EUA e o Serviço Geológico da Colômbia. Dois tremores tiveram magnitude de 6,2 e 6,3, deixando pequenos danos, mas sem vítimas.

Os estados ocidentais venezuelanos, como Zulia, sentiram os abalos com maior intensidade. Moradores relataram ao menos três tremores entre a tarde e a noite. As cidades de San Cristóbal e Mérida também registraram os movimentos.

Os epicentros dos dois tremores mais fortes estavam entre Mene Grande e Bachaquero, importantes regiões produtoras de petróleo no Estado de Zulia. Segundo o governador Luis Caldera, houve danos em hospitais e em uma igreja em Maracaibo, mas não houve feridos ou mortos.

O primeiro tremor da tarde foi o mais intenso sentido no país desde 2018, quando um sismo de magnitude 7,3 afetou várias cidades. A profundidade do epicentro foi rasa, aumentando a percepção do abalo.

Os tremores também foram sentidos em diversos estados do oeste da Venezuela e em cidades do leste da Colômbia, incluindo Bucaramanga. O ministro do Interior, Diosdado Cabello, informou que não há registros de danos graves até o momento.

Estudos apontam que cerca de 80% da população venezuelana vive em zonas de alto risco sísmico. Os últimos terremotos com vítimas ocorreram em Cariaco, em 1997, com 73 mortes, e em Caracas, em 1967, com 283 mortes e cerca de 2 mil feridos.

+ MAIS NOTÍCIAS INTERNACIONAIS?CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta