Renato Gaúcho pede demissão do Fluminense após eliminação na Sul-Americana
O Fluminense anunciou na madrugada nesta quarta-feira (24) que Renato Gaúcho deixou o comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após o empate em 1 a 1 contra o Lanús, que resultou na eliminação do Tricolor das quartas de final da Copa Sul-Americana. Renato Gaúcho não sai sozinho: ele deixa o clube acompanhado pelos auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles.
O próprio Renato comunicou a decisão, durante a coletiva pós-jogo. Ele afirmou que já havia solicitado sua saída ao presidente do clube antes de entrar na sala de imprensa.
“Eu acabei de pedir demissão para o presidente. A partir de agora, quem vai responder é outro”, declarou o técnico.
Há, ainda, a versão oficial divulgada pelo Fluminense:
“O Fluminense FC informa que Renato Gaúcho não está mais à frente do comando técnico da equipe. O treinador pediu desligamento após a partida desta terça-feira (23/09). Também deixam o clube os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. O clube agradece aos profissionais por toda a dedicação empenhada ao longo do trabalho e deseja sucesso na sequência de suas carreiras. O auxiliar-técnico permanente Marcão assume o time de forma interina.”
Renato Gaúcho assumiu o comando do Fluminense em 3 de abril de 2025, após a saída de Mano Menezes. Durante sua passagem, a equipe apresentou desempenho irregular, apesar da excelente campanha na Copa do Mundo de Clubes Fifa, chegando às semifinais. Desse modo, o Fluminense, juntamente com Renato, terminou a competição como melhor time não europeu no torneio.
Porém, voltando para a dura e fria (ou quente?) realidade do Brasil, o time avançou para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Entretanto, não conseguiu superar o Lanús. No Campeonato Brasileiro, o Fluminense ocupa posição intermediária, está em 8º lugar, com 31 pontos. Trata-se de uma colocação cômoda, pois os riscos de rebaixamento estão distantes, assim como a briga pelo G-4.
Uma virada de chave demandaria muito mais vontade e comprometimento dos jogadores, bem como da diretoria. Afinal, uma coisa se trata do Fluminense com John Arias. Outra, contudo, trata-se de perder um atleta dessa qualidade e importância e não repor à altura.
Apesar da eliminação na Sul-Americana, o time segue vivo na Copa do Brasil, classificado para a semifinal, cujo adversário se trata do Vasco. Nada impossível para o Fluminense copeiro. Ou o tropeço contra o Lanús apaga tudo até então?
Eternamente Marcão
Com a saída de Renato Gaúcho, o auxiliar-técnico Marcão assume o comando da equipe de forma interina. Marcão já exerceu a função anteriormente e conhece bem o elenco. O Fluminense ainda não anunciou um substituto definitivo.



























