ArtesCulturaEntretenimento, Artes e CulturaLeste FluminenseNiterói

Filme gravado em CIEP de Niterói disputa prêmio internacional

Foto: Daniel Zarvos/Divulgação

O filme “Salut, Mes Ami.e.s!”, que ganhou o título em Portugal de “Olá, Malta (Salve, galera!)”, narra a história de jovens estudantes de uma escola pública em Niterói.

Agora, o filme está na fase final do 14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, na categoria documentários.  E terá exibição nesta quarta-feira (5), às 19h15min (horário de Lisboa), com legendas em inglês.

Trata-se de um dos maiores eventos de cinema lusófono do mundo. Com o tema “diversidade”, o festival promove a diversidade cultural e linguística dos países de língua portuguesa. O FEStin teve início em 29/6 e termina no dia sete desse mês.

Trailer

A história

O enredo do filme aborda um grupo de adolescentes que está concluindo o último ano escolar, após dois anos de confinamento e aulas online devido à pandemia. É um momento de despedida e também de descobertas, recheado de expectativas sobre a vida adulta. O filme retrata uma juventude pós-pandêmica, que, mesmo carregando uma certa melancolia, não desiste de sonhar.

A história se passa no CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, Niterói, a única escola pública integral e bilíngue franco-brasileira da América Latina. Além das disciplinas convencionais, a escola também oferece aulas de Biologia em francês.

 

Todos os anos, a escola tem uma alta proficiência de 90 a 95% no idioma no exame oficial de língua francesa (Delf). Além disso, o CIEP 449 já venceu várias edições dos eventos de francofonia no estado do Rio de Janeiro e é o atual campeão de rugby do estado.

O filme destaca a relação entre Brasil e França, como a cena em que os estudantes usam a camisa do time de rugby da escola, que tem as mesmas cores do Paris Saint Germain. Durante cerca de 10 horas por dia, dentro do prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer, em Niterói, os alunos vivenciam a cultura francesa no Brasil.

Inspiração e direção

“Salut, Mes Ami.e.s!” se inspira no clássico “High-School” (1968), do cineasta Frederick Wiseman, com quem a diretora Liliane Mutti e o diretor de fotografia Daniel Zarvos tiveram a oportunidade de conviver durante uma residência artística no Centre International Les Récollets, em Paris. O documentário é uma homenagem ao filme de Wiseman, e os alunos cantam a música “Bella Ciao” em uma cena emocionante em preto e branco.

Zarvos e Mutti também são parceiros na direção do filme “Miúcha, a voz da Bossa Nova”. Atualmente, a obra está sendo exibida em diversos festivais internacionais e fez parte da programação do Festival de Cinema do Rio em 2022.

Niterói para o mundo ver

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa está em sua 14ª edição. Este ano, acontecerá em Lisboa e Almada, com filmes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste. A seleção inclui quase 40 filmes, incluindo obras infanto-juvenis, que abordam temas como música, diversidade, inclusão social, direito à moradia, racismo e sexualidade. O festival celebra a diversidade do cinema e a riqueza cultural dos países de língua portuguesa.

“Salut, Mes Ami.e.s!” recebeu apoio da Prefeitura de Niterói, através do Edital de Audiovisual de 2018, da Secretaria Municipal das Culturas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes