
No último sábado, dia 1º de julho, rolou em Niterói, no Rio Cricket, em Icaraí, a festa SONOPLASTIA. O evento teve a produção de Rodrigo Kastrup, Gustavo Villar, Claudio Macaco e Rádio Positividade FM. E a reportagem do FOLHA DO LESTE estava lá pra acompanhar tudo bem de perto.
O evento, que já prometia pelas atrações, as bandas “Black Monkees” e o “Power Trio”, do Rodrigo Santos – renomado músico do Barão Vermelho – contou também com a presença do DJ Marcson Müller, da rádio positividade FM, que agitou a pista no intervalo entre as atrações.

O pessoal, nitidamente, era da geração das músicas – anos de 1980/1990. Todo mundo dançou e cantou a maioria delas, se entregando na pista enquanto a atração principal – Rodrigo Santos – não chegava. O atraso se deu porque ele ficou retido no trânsito da Operação Lei Seca. Niterói sendo Niterói!
Mas isso em nada atrapalhou a energia da galera, que às 2h da manhã o esperava ansiosamente.
Além das atrações musicais, o evento contou com gastronomia especial do Chef Geber Alvim e a exposição de arte do artista plástico Sandro Barçal.
Tudo lindo!

O que mais me surpreendeu na festa, foi a memória afetiva que ela causou. Não só a mim enquanto repórter da geração de 1980, como também a muitos outros que, como eu, estavam lá voltando no tempo.
Quem viveu na geração dos anos 1980/90, assistiu muito rock na MTV, gravava fita k-7 com a voz do locutor da rádio atrapalhando, vivia correndo para a banca de jornal para comprar as revistas com as letras das músicas ou fotos dos seus ídolos, e amava as bandas nacionais, que convenhamos, eram incríveis, vocês iam amar esse evento! Ah, e quem não viveu também. Afinal, o que é bom, é eterno, transcende gerações.
Quem não foi, perdeu. Com lounges, bebidas variadas e muita gente bonita e animada, o evento contou com o que tinha de melhor do público da faixa etária de 40+ de Niterói.

Cada música que começava me arrepiava de uma forma diferente e me lembrava de algo da minha adolescência. Que festa boa!
Para vocês entenderem um pouco do que estou dizendo, vou compartilhar com vocês algumas bandas do repertório.
Teve Surf Music, Legião Urbana, Green Day, O Rappa, Jota Quest, Barão Vermelho, Skank, Paralamas do sucesso…

Teve Rodrigo Santos cantando logo no início do seu show Lulu Santos com a música: toda forma de amor, que conta com o trecho:
“… consideramos justa toda forma de amor!”
Que deixou o público em êxtase, em plena semana do orgulho LGBTQIAP+, comemorado no último dia 28 de junho.
O amor e o respeito reinavam.
Comemorando mais de 40 anos de estrada, Rodrigo Santos começou a cantar sucessos do Barão Vermelho, como “Beth Balanço”, “Por Que Que a Gente é Assim”, entre outros, e, nessa hora, eu esqueci que estava trabalhando e guardei a câmera, celular e meu bloco de anotações para cair na pista.
Desculpem-me. Prometo me controlar na próxima (ou não?).
Mas posso botar a culpa todinha no evento, pois ele nos transforma em adolescente novamente e só pensamos em aproveitar, dançar e cantar!
Amei!
Nota 10 para esse evento tão “bacana”.
(essa palavra entrega a idade dos 40tões né? Ahahaha)

E espero mais eventos como esse, para que os 40+ possam se sentir em casa e apreciar bastante em Niterói!
Até a próxima !
E se você quer que eu cubra o seu evento me chama lá no instagram: @ale.meajuda que será um prazer!
Reportagem Especial e Imagens: Alessandra Ferreiro