Brasil vence Argentina e conquista Americup de basquete

Brasil vence Argentina e conquista Americup de basquete | Divulgação/FIBA
Um dia após derrubar os Estados Unidos, a seleção brasileira masculina de basquete superou a Argentina por 55 a 47 e se sagrou campeã da Americup, neste domingo, em Manágua. Sob o comando do técnico croata Aleksandar Petrovic, o time nacional levantou o troféu pela quinta vez na história da competição.
O Brasil vinha embalado pela vitória espetacular sobre os americanos na semifinal e manteve o ritmo neste domingo, conquistando o título que havia ficado com a Argentina na última edição, em 2022, quando os brasileiros foram vice-campeões.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Yago Santos e Bruno Caboclo foram os grandes nomes da seleção. Santos terminou como cestinha da final, com 14 pontos, enquanto Caboclo contribuiu com 11 pontos e sete rebotes. Pelo lado argentino, Francisco Caffaro marcou 11 pontos e se destacou entre os hermanos.
O jogo
A decisão começou em ritmo intenso. O Brasil abriu 7 a 3 e controlou a reação argentina, encerrando o primeiro quarto em 16 a 15, com destaque para Guilherme Deodato, autor de nove pontos.
No segundo quarto, Bruno Caboclo e Yago Santos assumiram a liderança da equipe, marcando oito e nove pontos, respectivamente. Com isso, o Brasil foi para o intervalo com sete pontos de vantagem: 31 a 24.
Após o intervalo, o time brasileiro oscilou no ataque, desperdiçando oportunidades e permitindo que a Argentina reduzisse a diferença para seis pontos. No último quarto, porém, a seleção se acertou defensivamente e ampliou a vantagem para 12 pontos (48 a 36), garantindo a vitória e o título continental.