

Clínica Municipal Gonçalense realiza roda de conversa sobre parto e amamentação | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo
A Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo promoveu, nesta quarta-feira (27), uma roda de conversa com gestantes atendidas na unidade, abordando parto normal, amamentação e cuidados com recém-nascidos, em ação voltada à informação e acolhimento das futuras mamães.
Profissionais da Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo realizaram, nesta quarta-feira (27), uma roda de conversa com 15 gestantes, todas com mais de uma gestação. O encontro permitiu que as mamães tirassem dúvidas sobre parto, amamentação e cuidados com recém-nascidos.
A nutricionista Rogéria Flor e a fonoaudióloga Denise Veigo, do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno da clínica, explicaram a importância da amamentação até os dois anos, os alimentos indicados durante o aleitamento, além de posições e técnicas de pega correta.
“O grupo inicia os atendimentos durante a gestação, mas o foco principal é apoiar puérperas que enfrentam dificuldades na amamentação. Queremos orientar para que a mãe consiga prolongar o aleitamento. Atendemos de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h, com agendamento ou demanda espontânea”, explicou Rogéria Flor.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Entre as participantes, Emanuela de Almeida, de 24 anos, destacou o valor do encontro:
“Estou achando ótimo. Mesmo quem já é mãe aprende coisas novas. Tudo feito com muito carinho. Estou gostando muito.” Durante a roda, a nutricionista também realizou a pintura do bebê na barriga, promovendo vínculo e acolhimento.
A doula Aline Gomes palestrou sobre os benefícios do parto normal:
“Estamos aqui para proporcionar uma experiência positiva. A dor existe, mas é nossa amiga. O corpo está preparado para o parto normal, e o pré-natal é essencial para o preparo. Falo com experiência, pois tive dois partos normais.”
As gestantes também foram orientadas sobre os cinco testes essenciais para recém-nascidos: pezinho, linguinha, coraçãozinho, olhinho e orelhinha. A enfermeira Ana Beatriz Brum da Penha, da Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, explicou como as mães são acolhidas e os métodos de alívio da dor disponíveis, garantindo um parto humanizado e seguro.