Leste FluminenseNiterói

Niterói lança programa para capacitar mulheres empreendedoras na gestão fiscal

Niterói lança programa para capacitar mulheres empreendedoras na gestão fiscal | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói

Mulheres empreendedoras em Niterói ainda enfrentam barreiras para formalizar seus negócios, como falta de informação sobre obrigações fiscais e receio da burocracia tributária. Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (27) o programa “Fazendo por Elas – Descomplicando a Gestão Fiscal para Empreendedoras de Niterói”, voltado à capacitação em gestão fiscal e legalização de atividades econômicas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com o Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, e integra o programa “Niterói por Elas”.

O projeto oferecerá cursos e orientações em linguagem simples e acessível, com foco nas regras municipais e nacionais que afetam micro e pequenas empreendedoras. A proposta é garantir que mulheres que hoje atuam na informalidade possam conquistar autonomia financeira, acesso a crédito, proteção jurídica e novas oportunidades de crescimento.

Durante o lançamento, no Auditório do Caminho Niemeyer, o prefeito Rodrigo Neves destacou a relevância da iniciativa:

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

“Niterói tem muitos pequenos negócios comandados por mulheres. Esta capacitação vai fazer com que elas tenham condições ainda melhores de serem bem-sucedidas nos seus negócios”, afirmou.

A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, reforçou que a medida é uma estratégia transversal da gestão municipal para promover a igualdade de gênero. Já o secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero, explicou que o programa nasceu do reconhecimento de que mulheres enfrentam desafios específicos no mundo dos negócios, e que políticas públicas direcionadas são essenciais para reduzir desigualdades.

A secretária de Planejamento, Isadora Modesto, ressaltou que a ação representa avanço na consolidação de políticas públicas voltadas às mulheres, enquanto a secretária da Mulher, Thaiana Ivia Pereira, destacou que a iniciativa é um “incentivo real para que as empreendedoras se fortaleçam e ampliem seus horizontes”.

As inscrições para o “Fazendo por Elas” já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Fazenda (@fazendaniteroi).

You may also like

Leave a reply