Leste FluminenseNiterói

Niterói é a cidade mais bem avaliada do RJ em ranking de gestão

Niterói é a cidade mais bem avaliada do RJ em ranking de gestão | Divulgação/Alex Ramos/Prefeitura de Niterói

Em meio à crise de gestão que atinge diversos municípios brasileiros, Niterói conquistou destaque nacional e se consolidou como a cidade mais bem avaliada do Estado do Rio de Janeiro. O município subiu três posições e alcançou o 19º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), tornando-se a única cidade fluminense entre as 20 melhores do país desde o início da avaliação, em 2011.

O levantamento considera 65 indicadores divididos em 13 pilares temáticos, como sustentabilidade fiscal, educação, saúde, segurança, meio ambiente, infraestrutura e dinamismo econômico. Enquanto o Rio de Janeiro caiu 22 posições e ocupa agora o 60º lugar, Niterói se destacou em áreas como transparência municipal, abastecimento de água, coleta e destinação de resíduos, combate ao desmatamento ilegal e redução do ritmo de degradação ambiental.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, o avanço reflete uma combinação de gestão fiscal responsável, investimentos em saneamento, inovação no serviço público e programas de sustentabilidade.

“Niterói é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro entre as melhores do Brasil, e isso se deve à qualidade da gestão fiscal, ao saneamento, aos programas de inovação e digitalização e à gestão de resíduos sólidos. É mais um ranking em que a cidade é reconhecida nacionalmente como modelo de gestão e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Na comparação com outros municípios fluminenses, Niterói lidera em sustentabilidade fiscal, saneamento e capital humano; aparece em segundo lugar em acesso à saúde, inovação, dinamismo econômico e qualidade em saúde; e figura no sétimo lugar nacional em crescimento do PIB per capita.

Reconhecimento em saneamento

Em julho, outro levantamento, do Instituto Trata Brasil, colocou Niterói entre as cidades com melhor desempenho em saneamento básico. O município subiu quatro posições e passou a ocupar o 3º lugar nacional, sendo a primeira do Estado do Rio de Janeiro e a única fluminense no top 10.

Atualmente, Niterói possui 100% da população atendida por abastecimento de água, 95,6% de cobertura de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado. Entre 2019 e 2023, foram investidos cerca de R$ 197 milhões em melhorias no setor.

You may also like

Leave a reply