

Rio garante cartões de passagem para alunos após Riocard suspender gratuidade | Reprodução/TV Globo
A Prefeitura do Rio anunciou nesta quarta-feira (27) que fornecerá cartões de passagem avulsos para alunos da rede municipal que moram fora da cidade. A medida ocorre após a Riocard Mais suspender a gratuidade no transporte intermunicipal para esses estudantes.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação classificou a suspensão como “cancelamento abusivo” e informou que notificou a empresa.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
“A Prefeitura do Rio está em processo de compra de cartões avulsos para garantir o deslocamento dos estudantes, suspensos arbitrariamente pela Riocard, a quem cabe resolver de forma definitiva o problema que ela criou. Posteriormente, a Prefeitura irá acionar a Riocard para o ressarcimento dos valores investidos”, afirmou o comunicado.
Esclarecimento da Riocard
A empresa disse que, com o novo sistema de bilhetagem Jaé, a gestão da gratuidade municipal passou a ser responsabilidade da nova concessionária. A Riocard Mais atuava apenas como emissora dos cartões, segundo a nota.
Problemas no reembolso
Desde 2 de agosto, os transportes municipais do Rio aceitam apenas o cartão Jaé, gerando filas e dificuldade no reembolso de créditos antigos. Na segunda-feira (25), a Prefeitura entrou com ação civil pública exigindo o reembolso em até cinco dias, limitação do tempo de espera, atendimento prioritário e fornecimento de banheiros e bebedouros.
Além disso, o município solicitou R$ 10 milhões de indenização por danos morais. A Riocard afirmou que ainda não foi notificada e prestará esclarecimentos à Justiça.