

Oficina das Minas promove empoderamento feminino e samba em Niterói | Reprodução/@MaiasFocus
O samba ganhou um espaço de empoderamento em Niterói com a Oficina das Minas, projeto que transforma instrumentos em ferramentas de autoestima e inclusão para mulheres. Criada em 2023, a iniciativa oferece aulas gratuitas de violão, cavaquinho, percussão e preparação vocal, além de dois eventos especiais no fim de agosto.
Mais de 400 alunas já foram impactadas pelo projeto, que em 2025 registrou 320 inscrições para 240 vagas. Cada ensaio se torna um espaço de protagonismo cultural, acolhimento e valorização da autoestima feminina, com atenção especial às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Aulão Coletivo acontece no dia 28/08 em Icaraí, reunindo todas as turmas para um grande ensaio aberto com cavaco, violão, percussão e preparações vocais com Luiza Dionizio. A entrada é gratuita e aberta ao público.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Dois dias depois, a 3ª edição do Mulheres na Roda de Samba ocorre no Gragoatá, das 10h às 19h, na Praça Adelino Magalhães. O evento celebra a força feminina no samba e inclui apresentações do Choro das Minas na Praça, da Roda de Samba da Oficina das Minas e convidados especiais como Jamaica, Luiza Dionizio e Monica Mac. O público também poderá conferir a Feira de Mulheres Empreendedoras, com moda, gastronomia, artesanato e bebidas artesanais.
As aulas regulares do projeto são:
-
Violão e cavaquinho: 14h30, 16h e 18h
-
Percussão: 15h15 e 17h30
-
Preparação vocal online com Luiza Dionizio (60 vagas, inscrições de 18 a 24/8, início em setembro)


Oficina das Minas promove empoderamento feminino e samba em Niterói | Reprodução/@MaiasFocus
O aulão coletivo acontece na última quinta de cada mês, das 15h às 19h, no Caminho Niemeyer. As turmas têm duração de três meses, e 20% das vagas são reservadas para mulheres atendidas pela Secretaria da Mulher, incluindo alunas do CEAM em tratamento.
A Oficina das Minas também promove debates sobre machismo estrutural, etarismo, homofobia e outras formas de exclusão, reafirmando o compromisso com cultura, memória e empoderamento feminino, com financiamento da Prefeitura de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas via Fomento Direito.
Para mais informações:
https://oficinadasminas.com.br/
https://www.instagram.com/oficinadasminasrj/