Rio de Janeiro - Capital

Prefeitura do Rio processa Riocard Mais por descumprimento de reembolso

MPRJ apura suposta cobrança ilegal em caso de perda do Riocard

Prefeitura do Rio processa Riocard Mais por descumprimento de reembolso | Divulgação/Hans Gerog

A Prefeitura do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a Riocard Mais nesta segunda-feira (25). Segundo a Procuradoria Geral do Município (PGM), a empresa responsável pela bilhetagem de transportes antes do Jaé estaria em descumprimento do Direito do Consumidor, especialmente quanto ao reembolso de créditos depositados pelos usuários.

A PGM solicita que os valores depositados nos cartões Riocard, que não podem mais ser usados na cidade, sejam devolvidos em até cinco dias a partir da solicitação. A gestão municipal destaca que usuários vêm reclamando sobre a dificuldade e demora no procedimento de reembolso.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Além disso, a ação estabelece que o tempo de espera para atendimento seja de 15 minutos em dias úteis e de 30 minutos em períodos próximos a feriados. O documento também exige que os estabelecimentos contem com sanitários, bebedouros e atendimento prioritário para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e acompanhadas de crianças de colo.

Por fim, a Prefeitura do Rio pede que a Riocard seja condenada ao pagamento de R$ 10 milhões por danos morais.

Nota da Riocard

Em comunicado, a operadora de bilhetagem afirmou que ainda não foi notificada, mas que “prestará todos os esclarecimentos necessários à Justiça”. Sobre o reembolso, a empresa garante que o processo vem sendo conduzido com transparência e dentro das etapas previstas e que todas as solicitações estão sendo atendidas.

A Riocard reforça que ampliou as equipes de atendimento em suas lojas para agilizar o procedimento e que o prazo de devolução dos valores tem ficado entre quatro e 15 dias após a análise dos dados. Os usuários podem solicitar o resgate a qualquer momento, já que o saldo não expira.

A empresa lembra ainda que seus cartões continuam válidos em transportes intermunicipais, como ônibus, vans, metrô, trem e barcas, e na cidade do Rio, exclusivamente na integração do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

You may also like

Leave a reply