

Maricá zera fila de mamografias e reduz tempo de espera em exames e consultas | Divulgação/Elsson Campos/Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou que zerou a fila de espera por mamografias no município e reduziu significativamente o tempo de espera em diversas especialidades médicas e exames diagnósticos. A conquista é resultado da ampliação da rede de serviços, da reorganização da Central de Regulação e de ações itinerantes de atendimento.
No caso das mamografias, a fila foi totalmente atendida a partir do aumento da oferta nos serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS), do replanejamento da demanda reprimida e da atuação do Caminhão da Saúde, que percorre os bairros do município realizando exames de forma descentralizada.
Redução drástica em especialidades médicas
Além do exame para detecção precoce do câncer de mama, a fila da neuropediatria, que tinha mais de 700 pacientes, foi reduzida para apenas uma criança na última terça-feira (19). O resultado foi alcançado com a parceria entre a Central de Regulação e a Gerência de Saúde da Criança, que avaliaram individualmente cada caso.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, destacou que os avanços fazem parte de uma política de qualificação do atendimento.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
“O fato de atendermos a demanda reprimida por mamografias e reduzirmos a espera em outras especialidades representa um marco para a saúde de Maricá. Essa conquista reforça nosso compromisso em oferecer acesso ágil e de qualidade, garantindo diagnóstico precoce e cuidado integral à população. Seguiremos ampliando a rede e fortalecendo nossas ações preventivas”, afirmou o secretário.
Mais cirurgias de catarata e atendimento oftalmológico
Outra frente de impacto foi a realização de cirurgias de catarata, com a inauguração do setor de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí.
Desde maio, já foram feitas mais de 1.250 cirurgias de catarata e pterígio, com consultas pré e pós-operatórias, exames e procedimentos vinculados pela Central de Regulação.
Outras especialidades com filas reduzidas
Também houve redução expressiva no tempo de espera em exames e especialidades como neurologia adulto, raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, densitometria óssea e nutrição.
Todos os agendamentos passam por encaminhamento médico em uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou outros serviços da rede municipal, sendo priorizados os casos mais urgentes, em conformidade com as diretrizes do SUS.