

Botafogo eliminado da Libertadores; Davide Ancelotti analisa derrota | Vitor Silva/Botafogo
O Botafogo se despediu da Libertadores 2025 após perder para a LDU por 2 a 0, nesta quinta-feira (21), na altitude de Quito, Equador. O Alvinegro havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, mas não conseguiu manter a vantagem e ficou fora das quartas de final.
O técnico Davide Ancelotti analisou a partida, destacando as dificuldades impostas pela altitude e a necessidade de ajustes táticos.
“O gol sofrido nos primeiros dez minutos mudou o jogo. Tivemos que adaptar o que tínhamos planejado. Jogar aqui é muito difícil fisicamente. Tentamos uma linha defensiva mais fechada, não é a maneira que gostamos de jogar, mas tivemos que ajustar”, afirmou.
Jogo e decisões de Ancelotti
A LDU abriu o placar aos sete minutos, com Villamíl, aproveitando a pressão inicial e o erro defensivo do Botafogo. A equipe brasileira só conseguiu equilibrar a marcação após os 20 minutos, mas teve dificuldades para criar chances efetivas de ataque.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Na segunda etapa, a LDU ampliou com Alzugaray, de pênalti, após a equipe equatoriana insistir nos ataques. O Botafogo passou a utilizar mais atacantes e chegou a ficar com um jogador a mais após a expulsão de Richard Mina, mas não conseguiu efetividade para reverter a situação.
“Depois das derrotas, faço autocríticas e assumo responsabilidades. Temos dois objetivos importantes: a Copa do Brasil, que o clube nunca ganhou, e o Brasileirão. Precisamos trabalhar e melhorar”, completou Ancelotti.
Próximos compromissos
Eliminado da Libertadores, o Botafogo volta a campo no próximo domingo (24), às 18h30, contra o Juventude, fora de casa, pela 21ª rodada do Brasileirão.
Em seguida, enfrentará o Vasco, dia 27, às 21h30, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.