EsportesFutebol

Botafogo é eliminado da Libertadores 2025 após derrota para LDU em Quito

Botafogo é eliminado da Libertadores 2025 após derrota para LDU em Quito | Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo foi eliminado da Libertadores 2025 nesta quinta-feira (21), ao perder por 2 a 0 para a LDU, em Quito, no Equador, pelas oitavas de final. Atual campeão, o Alvinegro havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, mas sucumbiu na altitude e viu o sonho do bicampeonato terminar. Os gols da vitória equatoriana foram marcados por Villamil e Alzugaray.

Agora, o Botafogo volta suas atenções para o Brasileirão e para a Copa do Brasil. O próximo desafio será no domingo (24), às 18h30, contra o Juventude, fora de casa, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na sequência, enfrenta o Vasco, no dia 27, às 21h30, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

LDU domina o primeiro tempo e empata o agregado

A LDU começou em ritmo intenso, pressionando a saída de bola do Botafogo. Logo nos primeiros minutos, o goleiro John fez três defesas importantes. A pressão deu resultado aos sete minutos: após erro de Allan, Alzugaray recuperou a bola e serviu Villamil, que abriu o placar.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

O Botafogo sentiu a altitude, mas conseguiu se estabilizar após os 20 minutos, quando encaixou a marcação. Ainda assim, criou poucas oportunidades. A melhor chance foi com Savarino, que chutou por cima.

Polêmica no segundo gol da LDU

Na etapa final, o cenário se repetiu. O Botafogo seguia com dificuldades na saída de bola, enquanto a LDU atacava com cautela. Aos 15 minutos, após escanteio, a bola desviou no braço de Marlon Freitas dentro da área.

O árbitro argentino Facundo Tello marcou pênalti, convertido por Alzugaray. Os alvinegros reclamaram que o lance deveria ter sido tiro de meta na origem da jogada, mas a decisão foi mantida.

Botafogo pressiona, mas não evita a eliminação

Com o segundo gol sofrido, o técnico Davide Ancelotti promoveu mudanças ofensivas, colocando Montoro, Joaquín Correa, Jeffinho e Arthur Cabral. A equipe cresceu e, após jogada individual de Jeffinho, Richard Mina foi expulso, dando esperança ao Botafogo.

Mesmo com um a mais, o Alvinegro não conseguiu furar a retranca adversária. Vitinho, aos 43 minutos, teve a melhor chance, mas chutou para fora. Jeffinho ainda tentou algumas jogadas individuais, sem sucesso. O esforço não foi suficiente para evitar a eliminação alvinegra.

FICHA TÉCNICA

LDU 2 x 0 Botafogo – Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores

Data e hora: 21/08/2025 (quinta-feira), às 19h (horário de Brasília) | Local: Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador | Árbitro: Facundo Tello (ARG) | Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG) | VAR: German Delfino (ARG) | Gols: Gabriel Villamíl, aos 7′ do 1ºT (1-0); Lisandro Alzugaray, aos 15′ do 2ºT (2-0) | Cartões amarelos: Fernando Cornejo (LDU); Barboza, Danilo, Marlon Freitas (BOT) | Cartão vermelho: Richard Mina (LDU)

LDU: Gonzalo Valle; José Quintero, Richard Mina, Ricardo Adé, Leonel Quiñónez e Bryan Ramírez (Gian Franco Allala); Carlos Gruezo, Gabriel Villamíl e Fernando Cornejo (Kevin Minda); Lisandro Alzugaray (Yeltzin Erique) e Jeison Medina (Alejandro Cabeza). Técnico: Tiago Nunes

BOTAFOGO: John; Vitinho, Marçal, Barboza e Alex Telles; Allan (Newton), Marlon Freitas (Arthur Cabral), Danilo e Savarino (Joaquín Correa); Artur (Montoro) e Matheus Martins (Jeffinho). Técnico: Davide Ancelotti

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Esportes