

Polícia Civil desarticula golpe de R$ 6 milhões e recupera 23 carros no RJ | Reprodução
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (20), uma operação contra um grupo responsável por um golpe de R$ 6 milhões em uma multinacional de financiamento de veículos. Ao todo, 23 automóveis foram recuperados e um homem foi preso.
Segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), os criminosos firmaram contrato milionário com a financiadora por meio de uma empresa de fachada em Betim, Minas Gerais, para aquisição de 76 veículos. Nenhum pagamento foi efetuado e os carros desapareceram.
As investigações revelaram que a documentação usada no contrato era falsa. Parte dos veículos foi rastreada e localizada em Santa Cruz e regiões próximas, áreas de influência de milicianos, onde eram usados para corridas por aplicativos. Outros carros estavam expostos para locação em um shopping no Recreio, na Zona Oeste.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
“Mais uma ação no combate ao crime organizado, dessa vez atacando uma organização que praticou uma fraude milionária contra uma multinacional financeira de veículos. O setor de inteligência identificou que a maior parte desses veículos foi trazida para o Rio e estavam rodando em Santa Cruz, muito provavelmente em serviços de aplicativos. Parte do lucro dessas corridas sendo auferido pelos milicianos locais”, afirmou o delegado Álvaro Gomes, titular da Draco.
Durante a operação, Robson Soares Moreira Júnior, proprietário da agência de locação, foi preso ao tentar alugar um carro. Ele responderá pelo crime de receptação qualificada, sem conseguir explicar a origem dos veículos.
Além dos automóveis, os policiais encontraram materiais destinados a uma oficina clandestina para manutenção dos carros, já que não poderiam ser levados a locais autorizados por sua natureza ilícita.
As investigações continuam para localizar mais veículos, identificar possíveis sócios ligados à empresa e apurar a destinação financeira dos recursos obtidos com as locações ilícitas.