

Guarda Municipal de São Gonçalo promove palestra sobre bullying e cidadania em escola | Divulgação/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
O Grupamento de Ronda Preventiva Escolar (Rope) da Guarda Municipal de São Gonçalo realizou, na manhã desta quarta-feira (20), uma palestra sobre bullying, ansiedade, empatia e resiliência para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no bairro São Miguel.
Segundo o comandante da Guarda, Ewerton Mendes, o trabalho do Rope vai além da segurança física:
“A Ronda Preventiva Escolar tem desenvolvido um trabalho contínuo de proteção, acolhimento e aproximação com a comunidade escolar. A iniciativa busca garantir não apenas a segurança física, mas também promover um ambiente de paz e cidadania. As ações são baseadas em direitos humanos, mediação de conflitos e proteção integral de crianças e adolescentes, atuando de forma preventiva contra situações de violência, bullying, discriminação, uso de drogas e outras vulnerabilidades.”
A palestra foi conduzida pelos guardas Marcelo Torres e Nathália dos Santos, com conteúdo elaborado de acordo com as demandas do corpo docente da unidade.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Para a diretora adjunta da escola, Lorraine Félix, a participação da Guarda fortalece a conscientização:
“Falamos constantemente com os alunos sobre bullying, mas quando agentes da Guarda Municipal reforçam esse debate, o impacto é ainda maior. Além disso, os guardas inspiram os estudantes, que podem se interessar pela profissão no futuro.”
O estudante Willians Borges, de 16 anos, destacou a relevância do tema:
“Esse assunto do bullying é de extrema importância! Os guardas conversaram com a gente e pediram nossa opinião, foi muito legal. O bullying não deve ser normalizado nas escolas.”
Atuação do Rope
Com visitas rotineiras às escolas do município, os agentes da Ronda Preventiva Escolar desenvolvem ações educativas e preventivas, incluindo:
-
palestras sobre cidadania e prevenção à violência;
-
orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
-
enfrentamento à violência doméstica e à exploração sexual, com encaminhamentos adequados;
-
escuta qualificada para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa reforça a integração entre escola, família e poder público, promovendo tranquilidade no ambiente educacional e fortalecendo o compromisso da Guarda Municipal de São Gonçalo com a formação cidadã e a cultura de paz.