Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo valoriza tradição com produção artesanal de melado

São Gonçalo valoriza tradição com produção artesanal de melado | Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

A produção artesanal de melado segue firme na zona rural de São Gonçalo, destacando-se como tradição e modelo de agricultura familiar. No Sítio do Melado, propriedade de 10 hectares, a cana-de-açúcar cultivada recebe acompanhamento técnico da Pesagro-Rio, que estuda há anos o solo e as variedades plantadas, algumas exclusivas da região, garantindo o sabor único do melado local.

Na última semana, o vice-prefeito João Ventura e os secretários de Agricultura e Pesca, Magu dos Brinquedos, e de Comunicação Social, Alexandre Coutinho, visitaram a propriedade para acompanhar a transformação da cana em melado, produto que simboliza a valorização da agricultura familiar em São Gonçalo.

O produtor Paulo César Novaes, conhecido como Paulo do Melado, mantém viva a tradição iniciada por seu pai. Aos 60 anos, ele conduz todo o processo artesanal, que exige precisão e dedicação. Sua rotina começa às 3h e se estende até as 22h, durante grande parte do ano, sem uso de conservantes e seguindo métodos tradicionais.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

O melado é produzido após a colheita da cana, realizada entre maio e julho. Primeiro, a cana é moída para extração do caldo, que, no dia seguinte, é levado a uma panela de cobre para fervura longa, iniciando às 6h da manhã e seguindo até o início da tarde, quando atinge o ponto ideal.

“Essa produção é mais do que tradição, é geração de renda, respeito à terra e identidade de São Gonçalo. Precisamos valorizar quem mantém essa chama acesa”, afirmou o vice-prefeito João Ventura, reforçando a importância da atividade para a comunidade e o fortalecimento da economia local.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *