
Itacoatiara Big Wave 2025 reúne surfistas de elite em Niterói | Divulgação/Evelen Gouvêa e Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou neste domingo (17) do 7º Itacoatiara Big Wave (IBW), campeonato internacional de ondas grandes, realizado na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica. A edição de 2025 foi disputada na modalidade Tow In, em que os surfistas são rebocados até a onda por jet-ski. Entre os competidores estavam Pedro Scooby, Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Michaela Fregonese e Michelle des Bouillons.
“É fundamental que, além de investirmos em saúde, educação e segurança, dediquemos atenção ao lazer e ao entretenimento, pois estes aspectos impulsionam o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Niterói tem vocação para os esportes náuticos”, destacou Rodrigo Neves.
O Itacoatiara Big Wave é organizado pela Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Águas de Niterói, em parceria com o Sesc-RJ.

Itacoatiara Big Wave 2025 reúne surfistas de elite em Niterói | Divulgação/Evelen Gouvêa e Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, ressaltou que Itacoatiara é um dos principais polos do surfe mundial:
“Itacoatiara é o berço do surfe. Trouxemos o formato de Nazaré para cá. Niterói é a cidade do esporte, do surfe de ondas grandes, e tem essa beleza natural que é Itacoatiara.”
A edição de 2025 contou com estrutura reforçada, incluindo containers para a comissão julgadora e jet-skis de apoio aos atletas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Criado em 2019, o IBW inovou ao incluir a categoria feminina já na primeira edição. Em 2022, introduziu a modalidade Tow In, consolidando-se como referência no cenário internacional.
Surfista profissional e comentarista do evento, Gabriel Pastori destacou a relevância da competição:
“É uma das maiores ondas para big surf no Brasil. Este ano temos mais atletas estrangeiros e uma estrutura ainda melhor.”
Morador de Icaraí, o bodysurfer Diego Pinto acompanhou a disputa e sonha com a realização de um campeonato de ondas grandes para a modalidade:
“A organização está muito boa. É inspirador ver os melhores atletas do mundo em Itacoatiara.”
Mais informações e resultados do Itacoatiara Big Wave 2025 podem ser acompanhados nas redes sociais: Instagram @itacoatiarabigwave e Facebook Itacoatiara Big Wave.