Leste FluminenseNiterói

Brasil conquista ouro inédito no Mundial de Va’a em Niterói

Brasil conquista ouro inédito no Mundial de Va’a em Niterói | Divulgação

O Brasil fez história neste sábado (16) ao conquistar a primeira medalha de ouro da sua história em campeonatos mundiais de Va’a de longa distância, em Niterói (RJ).

A vitória veio na categoria sub-19 masculina V6, com uma prova de 16 km pela orla da Baía de Guanabara e da Região Oceânica, com largada e chegada na Praia de São Francisco.

A equipe brasileira superou a tradicional seleção do Tahiti a partir da metade da prova e abriu vantagem até cruzar a linha de chegada. A Nova Zelândia completou o pódio.

Campeões históricos

O time que entrou para a história foi formado por:

  • Kaique Passos (Ubatuba/SP)

  • Luan Reis (Búzios/RJ)

  • Felipe Rodriguez (Búzios/RJ, residente em Niterói)

  • Eduardo Gadelha (Rio de Janeiro/RJ)

  • Gabriel Miranda (Santos/SP)

  • Cauã Santana (Niterói/RJ)

O técnico Lucas Miom destacou a importância do resultado para o futuro da modalidade no país:

“Essa conquista é extremamente significativa, pois marca a primeira vez que uma equipe brasileira se torna campeã mundial na modalidade. Ainda mais sendo uma equipe de base, mostrando o potencial das novas gerações”.

Outras medalhas do Brasil

Além do ouro histórico, o Brasil conquistou a prata na categoria Masters 40 Masculino V6, ficando atrás apenas do Tahiti. O Chile completou o pódio. A equipe contou com Paulão dos Reis, Zé Gabriel, Alexandre Cumeira, Ricardo Sanson e Carlos Chinês.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

No Masters 60 Masculino, o Brasil ficou em 4º lugar, enquanto o Tahiti levou mais um ouro, seguido por Estados Unidos e Austrália.

No Juvenil até 19 anos (V1), o título ficou com o tahitiano Nateahi Sommer, enquanto a brasileira Nina Romeiro terminou em 4º. No feminino, a francesa Iloha Eychenne venceu no Open V1.

Programação segue neste domingo

O Mundial de Va’a 2025 continua neste domingo (17), com nove provas a partir das 7h30, incluindo a disputa do Open Masculino V1 com o multicampeão mundial Tupuria King (Nova Zelândia), grande estrela da modalidade.

Entrada gratuita e programação cultural com praça de alimentação, feira de expositores e shows também fazem parte do evento.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *