
Rodrigo Neves visita 12º BPM e reforça parceria da Prefeitura de Niterói com a Polícia Militar | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou, na tarde desta quinta-feira (14), a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro, onde foi recebido pelo comandante, coronel Leonardo Oliveira, e pelo comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sylvio Guerra.
Durante o encontro, ele reafirmou a parceria da Prefeitura com a corporação e percorreu as instalações, conhecendo o ginásio esportivo e o auditório, ambos recentemente reformados.
Acompanhado do secretário de Ordem Pública (Seop), Gilson Chagas, e do secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy, Rodrigo Neves reforçou que a segurança pública sempre foi prioridade em seus governos.
Ele parabenizou os policiais pelos resultados positivos deste ano, com destaque para a redução do índice de letalidade violenta — que engloba homicídios e latrocínios — e a ausência de baixas no efetivo do 12º BPM ao longo de 2025.
O prefeito também detalhou investimentos municipais em inteligência e policiamento ostensivo. Atualmente, Niterói destina R$ 1 milhão por mês — ou R$ 12 milhões anuais — ao Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis), reforçando o efetivo policial nas ruas.
Neves mencionou ainda a ampliação salarial e do contingente da Guarda Municipal, novos concursos públicos e o trabalho do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que realiza monitoramento e cerco eletrônico. Ele destacou também o sistema ShotSpotter, tecnologia capaz de detectar disparos de arma de fogo e que vem auxiliando ações conjuntas entre GM e PM.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, agradeceu pela presença do prefeito e destacou a importância da integração com a Prefeitura:
“Temos a honra de receber essas autoridades para estreitar o relacionamento e construir grandes parcerias para a segurança pública de Niterói. Lideramos mais de 800 policiais militares nas ruas e estamos sempre prontos para servir e proteger.”
Há quatro anos à frente do 4º CPA, o coronel Sylvio Guerra relembrou sua passagem pelo batalhão de Niterói e elogiou o alinhamento com o GGIM e a Seop:
“É um prazer recebê-lo novamente. A parceria e a integração são fundamentais. É uma grande visão de gestão e liderança, especialmente em matéria de segurança pública.”