Estado do Rio de Janeiro

Governo do RJ inaugura centro para monitorar abastecimento de água na Região Metropolitana

Governo do RJ inaugura centro para monitorar abastecimento de água na Região Metropolitana | Divulgação/Eliane Carvalho

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (12) o Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Rio Metrópole (IRM), localizado no Centro do Rio. A nova estrutura será responsável por monitorar em tempo real a distribuição de água potável feita pela Cedae aos municípios da Região Metropolitana.

O espaço reúne informações técnicas sobre volume, vazão e qualidade da água repassada às concessionárias que assumiram o serviço após a concessão da Cedae, garantindo mais transparência e precisão no acompanhamento do sistema hídrico.

“Com um centro moderno e tecnológico, vamos saber quantitativo, qualidade, vazão e outras características da água que está sendo fornecida para a população, e esses dados assertivos conseguem nortear as decisões a respeito da operação do sistema. Estamos orgulhosos em implementar essa ferramenta, e nossa expectativa é continuar atendendo às necessidades da população do Rio em diversos projetos estruturais,” disse o presidente do Instituto, Davi Perini Vermelho.

Governo do RJ inaugura centro para monitorar abastecimento de água na Região Metropolitana | Divulgação/Eliane Carvalho

O presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, destacou que a novidade vai facilitar a consolidação de dados e a tomada de decisões.

“O processo de concessão trouxe muita inovação para todos os sistemas da Cedae e, hoje, esse novo espaço vai ajudar o trabalho de todos os envolvidos, da Cedae, da Agenersa e do IRM, além de beneficiar toda a população. Termos um mecanismo como esse, que nos proporciona dados instantâneos e precisos, garante mais qualidade para a nossa tomada de decisões. Essa parceria é fundamental para manter o sistema de abastecimento funcionando corretamente,” afirmou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A iniciativa reforça a integração entre órgãos estaduais e concessionárias, com foco na qualidade e eficiência do abastecimento para milhões de moradores da Região Metropolitana.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %