
Governo do RJ inaugura centro para monitorar abastecimento de água na Região Metropolitana | Divulgação/Eliane Carvalho
O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (12) o Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Rio Metrópole (IRM), localizado no Centro do Rio. A nova estrutura será responsável por monitorar em tempo real a distribuição de água potável feita pela Cedae aos municípios da Região Metropolitana.
O espaço reúne informações técnicas sobre volume, vazão e qualidade da água repassada às concessionárias que assumiram o serviço após a concessão da Cedae, garantindo mais transparência e precisão no acompanhamento do sistema hídrico.
“Com um centro moderno e tecnológico, vamos saber quantitativo, qualidade, vazão e outras características da água que está sendo fornecida para a população, e esses dados assertivos conseguem nortear as decisões a respeito da operação do sistema. Estamos orgulhosos em implementar essa ferramenta, e nossa expectativa é continuar atendendo às necessidades da população do Rio em diversos projetos estruturais,” disse o presidente do Instituto, Davi Perini Vermelho.

Governo do RJ inaugura centro para monitorar abastecimento de água na Região Metropolitana | Divulgação/Eliane Carvalho
O presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, destacou que a novidade vai facilitar a consolidação de dados e a tomada de decisões.
“O processo de concessão trouxe muita inovação para todos os sistemas da Cedae e, hoje, esse novo espaço vai ajudar o trabalho de todos os envolvidos, da Cedae, da Agenersa e do IRM, além de beneficiar toda a população. Termos um mecanismo como esse, que nos proporciona dados instantâneos e precisos, garante mais qualidade para a nossa tomada de decisões. Essa parceria é fundamental para manter o sistema de abastecimento funcionando corretamente,” afirmou.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A iniciativa reforça a integração entre órgãos estaduais e concessionárias, com foco na qualidade e eficiência do abastecimento para milhões de moradores da Região Metropolitana.