Rio de Janeiro - Capital

Projeto de retrofit do Sesc Ginástico no Centro do Rio avança com 45% da obra concluída

Projeto de retrofit do Sesc Ginástico no Centro do Rio avança com 45% da obra concluída | Divulgação/LARQ Arquitetura

O projeto de retrofit do Sesc Ginástico, na Avenida Graça Aranha, no Centro do Rio, já alcançou 45% de execução. O teatro, parte mais avançada da obra, está com 60% dos trabalhos concluídos e terá entrega prevista para dezembro deste ano. A conclusão total do espaço está marcada para maio de 2026.

O Ginástico, antigo Clube Ginástico Português inaugurado em 1938, será transformado em um centro cultural, esportivo e de lazer. O teatro, com capacidade para 400 pessoas, preserva a identidade arquitetônica Art Déco, incluindo o balcão e o acesso pelo foyer do térreo. Um grande nome da dramaturgia nacional será anunciado para inaugurar o espaço renovado.

A reforma inclui modernização completa, garantindo acessibilidade, segurança contra incêndios, novas poltronas, revestimentos acústicos e iluminação aprimorada. Assentos adaptados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida estão contemplados, assim como saídas dimensionadas para maior segurança.

Projeto de retrofit do Sesc Ginástico no Centro do Rio avança com 45% da obra concluída | Divulgação

Fábio Soares, diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, destaca a prioridade dada à acessibilidade e à experiência imersiva do público, sem perder a essência histórica do teatro.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

“Nosso trabalho priorizou a acessibilidade em todas as etapas, garantindo que a experiência do teatro seja verdadeiramente democrática, em linha com a missão do Sesc RJ de ampliar o acesso à cultura. Também buscamos aperfeiçoar aspectos estruturais e visuais que tornam a experiência do público mais imersiva, com conforto, qualidade acústica e recursos cenotécnicos que elevam o padrão do espaço sem perder a essência histórica do Ginástico”, destaca o diretor de Engenharia e Infraestrutura do Sesc RJ, Fábio Soares.

Além do palco, o teatro contará com quatro camarins (dois acessíveis), copa e áreas técnicas reformuladas.

O retrofit devolverá à cidade um espaço com mais de 14 mil metros quadrados, integrando teatro, piscina semiolímpica, mirante com vista panorâmica, cinema ao ar livre, quadra poliesportiva, restaurante, galeria de exposições e áreas para saúde, esporte e convivência.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *