Leste FluminenseNiterói

Gambá leucístico raro é resgatado no Fonseca, em Niterói

Filhote de gambá leucístico resgatado pela Guarda Municipal de Niterói

Gambá leucístico raro é resgatado no Fonseca, em Niterói | Divulgação

Uma espécie rara de gambá foi resgatada nesta sexta-feira (8) pela Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói. O chamado foi feito pelo número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), e a equipe localizou um gambá leucístico bebê no bairro do Fonseca.

O filhote, com apenas 54 gramas e cerca de um mês e meio de vida, está sob cuidados veterinários para ser nutrido e adaptado antes de ser solto em uma área de proteção ambiental.

O gambá leucístico apresenta ausência parcial de pigmentação — diferente do albinismo, que elimina totalmente a melanina e deixa olhos avermelhados ou rosados. No leucismo, a pele, os olhos e algumas partes do corpo mantêm a cor normal, podendo haver manchas brancas ou pelagem totalmente clara sem prejuízos significativos à visão ou à saúde.

Segundo o coordenador da Guarda Ambiental, Renato Macedo, a população não deve interagir com animais silvestres para evitar acidentes e estresse ao bicho.

“Sempre que avistarem algum tipo de animal silvestre, entrem em contato imediatamente com a Guarda Municipal, pelo número 153 do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), para que o resgate seja realizado de forma correta. Os agentes são treinados e capacitados para a captura e reabilitação desses animais”, reforça Macedo.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Entre as espécies mais resgatadas pela CMA estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás. Após avaliação veterinária, se estiverem saudáveis, os animais são devolvidos ao seu habitat.

Caso apresentem ferimentos ou debilidade, são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou o Instituto Vital Brazil, no caso de serpentes venenosas.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *