
Novos focos de incêndio atingem Parque Estadual da Pedra Branca | Reprodução/TV Globo
Novos focos de incêndio foram registrados na manhã desta segunda-feira (4) no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. No domingo (3), o local já havia sido atingido por chamas que consumiram a parte alta da mata. O Inea investiga as causas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência de domingo foi encerrada às 21h26, após controle das chamas. O acionamento havia ocorrido às 16h30. Nesta segunda, não havia equipes da corporação no local.
Risco para moradores
Imagens divulgadas nas redes mostram as chamas próximas a casas na Rua Olímpia Esteves, em Padre Miguel, perto de torres de alta tensão. Moradores relataram queda de cinzas nos quintais.
Antes da chegada dos bombeiros, moradores tentaram conter o fogo usando baldes de água, mas sem sucesso.
O Parque Estadual da Pedra Branca
Considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca cobre cerca de 12.500 hectares de Mata Atlântica e ocupa aproximadamente 10% da área total do Rio. O maciço envolve bairros como Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari e Campo Grande.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A unidade abriga o Pico da Pedra Branca, ponto mais alto da cidade, com 1.024 metros de altitude. O parque é gerido pela Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF) e possui três acessos principais: Núcleo Pau da Fome (Taquara), Núcleo Piraquara (Realengo) e Núcleo Camorim (Jacarepaguá).
A visitação pode ser feita com acompanhamento de guardas florestais e, para grupos escolares, há trilhas guiadas. Uma das rotas mais procuradas leva ao cume que dá nome ao parque.