Rio de Janeiro - Capital

Novos focos de incêndio atingem Parque Estadual da Pedra Branca

Novos focos de incêndio atingem Parque Estadual da Pedra Branca | Reprodução/TV Globo

Novos focos de incêndio foram registrados na manhã desta segunda-feira (4) no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. No domingo (3), o local já havia sido atingido por chamas que consumiram a parte alta da mata. O Inea investiga as causas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência de domingo foi encerrada às 21h26, após controle das chamas. O acionamento havia ocorrido às 16h30. Nesta segunda, não havia equipes da corporação no local.

Risco para moradores

Imagens divulgadas nas redes mostram as chamas próximas a casas na Rua Olímpia Esteves, em Padre Miguel, perto de torres de alta tensão. Moradores relataram queda de cinzas nos quintais.

Antes da chegada dos bombeiros, moradores tentaram conter o fogo usando baldes de água, mas sem sucesso.

O Parque Estadual da Pedra Branca

Considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca cobre cerca de 12.500 hectares de Mata Atlântica e ocupa aproximadamente 10% da área total do Rio. O maciço envolve bairros como Guaratiba, Bangu, Realengo, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari e Campo Grande.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

A unidade abriga o Pico da Pedra Branca, ponto mais alto da cidade, com 1.024 metros de altitude. O parque é gerido pela Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF) e possui três acessos principais: Núcleo Pau da Fome (Taquara), Núcleo Piraquara (Realengo) e Núcleo Camorim (Jacarepaguá).

A visitação pode ser feita com acompanhamento de guardas florestais e, para grupos escolares, há trilhas guiadas. Uma das rotas mais procuradas leva ao cume que dá nome ao parque.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *