BrasilInternacional

Carla Zambelli presa na Itália após condenação pelo STF

Carla Zambelli presa na Itália após condenação pelo STF | Lula Marques/Agência Brasil

A deputada Carla Zambelli foi presa na Itália nesta terça-feira (29) pela polícia italiana. A prisão ocorreu em Roma, após meses na lista de procurados da Interpol. Ela havia deixado o Brasil logo após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado italiano Angelo Bonelli confirmou ter informado às autoridades o endereço onde Zambelli estava hospedada. Pouco depois, a polícia cumpriu o mandado. O processo de extradição seguirá de acordo com a legislação italiana e acordos internacionais.

Defesa afirma que entrega foi voluntária

O advogado Fabio Pagnozzi disse que a parlamentar decidiu se entregar às autoridades italianas para colaborar com os trâmites. Ele negou que Zambelli fosse foragida na Itália, alegando que aguardava orientação oficial para se apresentar.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Em vídeo, Zambelli reafirmou que não pretende retornar ao Brasil para cumprir pena. “Se tiver que cumprir qualquer pena, será aqui na Itália. Tenho certeza de que, analisando todos os processos, perceberão minha inocência”, declarou.

Condenação e processos em andamento

O STF condenou Zambelli a 10 anos de prisão pela invasão ao CNJ, ação executada pelo hacker Walter Delgatti a mando da parlamentar. Ela também responde a processo por porte ilegal de arma, após perseguição armada a um jornalista em São Paulo, em 2022.

No caso do porte de armas, seis ministros já votaram por condená-la a mais de cinco anos em regime semiaberto, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão.

You may also like

Comments are closed.

More in:Brasil