
Elefante-marinho em Niterói atrai olhares na Baía de Guanabara | Reprodução
Niterói voltou a ser cenário de um encontro raro neste fim de semana. Um elefante-marinho foi flagrado nadando na Baía de Guanabara, na altura do bairro São Francisco, neste domingo (27). O registro foi feito pelo secretário-executivo da Prefeitura, Axel Grael, que compartilhou imagens do animal nas redes sociais.
Especialistas explicam que jovens elefantes-marinhos-do-sul, vindos da Patagônia, costumam aparecer no Sudeste nesta época do ano. A espécie pode chegar a 6 metros de comprimento e pesar mais de 3 toneladas.
Segundo o professor José Lailson, da UERJ, o animal vem sendo monitorado desde Saquarema, fazendo paradas de praia em praia. Ele alerta para que a população não se aproxime e não alimente o animal.
A Guarda Ambiental de Niterói esteve no local para orientar curiosos e acionar biólogos do grupo de mamíferos da UERJ.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
No sábado (26), outro exemplar já havia aparecido na Prainha de Piratininga, onde ficou sobre as pedras, monitorado por veterinários. A ocorrência de elefantes-marinhos é rara, mas já foi registrada em Maricá, Saquarema e Cabo Frio.
As autoridades reforçam que o contato humano pode gerar estresse e riscos à saúde do animal, e pedem que avistamentos sejam comunicados ao CISP pelo telefone 153.