Leste FluminenseSão Gonçalo

Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha é inaugurada com promessa de triplicar atendimentos

Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha é inaugurada com promessa de triplicar atendimentos | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

A população de São Gonçalo passou a contar, a partir desta sexta-feira (25), com mais uma importante estrutura de saúde pública: a Clínica Municipal Gonçalense da Lagoinha, construída do zero e inaugurada pelo prefeito Capitão Nelson.

A nova unidade substitui a antiga USF Lagoinha, que será desativada, e triplicará a capacidade de atendimento, passando a beneficiar até 12 mil pacientes, contra os quatro mil anteriormente assistidos.

O centro clínico contará com serviços de atenção básica, raio-x odontológico, atendimento oftalmológico com exames, além de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). No futuro, a clínica também oferecerá mamografia e tomografia, com recursos já garantidos por emenda do deputado federal Altineu Cortes.

“O antigo posto era uma casa alugada e eu não podia aplicar recursos públicos. Agora temos um prédio do povo, com capacidade real para oferecer dignidade e qualidade no atendimento”, destacou Capitão Nelson.

Estrutura moderna e atendimento humanizado

A nova unidade de saúde dispõe de salas multifuncionais, espaços climatizados e adaptados às normas da Anvisa e do Ministério da Saúde, garantindo acessibilidade e conforto. Entre os serviços oferecidos estão: curativos, imunização, coleta de exames laboratoriais e inserção na Central de Regulação para agendamentos.

O atendimento será feito por médicos generalistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, além do apoio da equipe eMulti (nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, educador físico e fonoaudiólogo).

Avanços na saúde pública gonçalense

De acordo com Douglas Ruas, secretário estadual das Cidades e ex-secretário de Projetos Especiais do município, a inauguração é resultado do Plano Estratégico Novos Rumos, que viabilizou o recebimento de R$ 98 milhões a mais por ano para a saúde de São Gonçalo.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

“Antes, era impossível usar emendas ou verbas federais em imóveis alugados. Agora, com unidades próprias, os repasses podem ser feitos e revertidos em serviços reais”, explicou Ruas.

A nova fase da saúde gonçalense

A Clínica da Lagoinha é a 56ª unidade de saúde inaugurada pela atual gestão. A Prefeitura segue com obras de revitalização e construção de outras estruturas em bairros como Jardim Catarina, Amendoeira, Brasilândia e Rio do Ouro.

População e autoridades comemoraram a entrega, que representa não apenas mais um ponto de atendimento, mas um novo padrão de qualidade na rede de saúde da cidade.

“O Capitão Nelson trata São Gonçalo como a casa dele. O município agora recebe o que já era seu por direito”, celebrou o deputado Altineu Cortes.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *