
Vandalismo atinge novamente monumento de Noel Rosa no Maracanã | Divulgação/Seconserva
O monumento de Noel Rosa instalado no Largo do Maracanã voltou a ser alvo de vandalismo. A escultura, considerada o primeiro monumento interativo da cidade, foi danificada pela segunda vez apenas neste ano.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, identificou o ataque nesta segunda-feira (21). Criminosos levaram a garrafa da mesa da estátua e danificaram as cadeiras. A mão do garçom, que compõe a cena, apresenta trincas. Segundo a pasta, a estrutura mostra sinais de tentativa de remoção forçada.
A peça reproduz a atmosfera do samba “Conversa de Botequim”, com Noel Rosa sentado, um garçom ao lado e uma cadeira vazia à frente, para que o público possa se sentir parte da cena.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Um boletim de ocorrência foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel). Em abril, a escultura já havia sofrido outro ataque: oito peças decorativas foram furtadas.
Diante da situação, o secretário de Conservação, Diego Vaz, determinou a retirada imediata do monumento. O objetivo é realizar uma análise técnica e iniciar o processo de restauro.
“Assim como fizemos com a estátua do Carlson Gracie, o carioca pode ter certeza que esta obra será devolvida à população”, afirmou.