
Julho Amarelo em Niterói promove testagens e vacinação contra hepatites | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
A campanha Julho Amarelo, que combate as hepatites virais, já está em andamento em Niterói. Durante todo o mês, as unidades de saúde oferecem testes rápidos, vacinas, palestras e ações educativas, além de atividades específicas em datas especiais.
Até o dia 31, todas as unidades reforçam a campanha com o tradicional Cantinho Amarelo, decorado com elementos na cor da campanha. Esses espaços destacam a importância do tema com distribuição de materiais informativos e abordagens de conscientização sobre a hepatite B e C.
Ações especiais
No dia 23 de julho, das 13h às 17h, haverá uma ação conjunta com a CLIN (Companhia de Limpeza Urbana), com testagem, vacinação contra hepatite B e gripe, além de distribuição de insumos de prevenção.
Já no dia 26 de julho, o Julho Amarelo se une ao “Dia Delas”, evento focado na saúde da mulher. Das 8h às 17h, a população terá acesso a testes de hepatite B e C, vacinação, orientações sobre prevenção e cuidados com o fígado.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, o diagnóstico precoce salva vidas.
“O diagnóstico precoce pode evitar a progressão para formas mais graves das doenças e nosso município realiza os testes rápidos para detecção das hepatites em todas as suas unidades de saúde, além de fazer o acompanhamento dos pacientes. É importante frisar que todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida. No caso daqueles que são mais vulneráveis, esses testes precisam ser feitos de forma periódica”, afirma a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
Situação em Niterói
Em 2024, o município registrou 105 casos de hepatites virais, sendo 93 entre moradores locais. A forma C continua sendo a mais prevalente, seguida pela hepatite B, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.
A rede municipal atua com programas de prevenção contínua em todas as unidades básicas de saúde, policlínicas e no Programa Médico de Família. A Coordenação de Vigilância em Saúde mantém uma assessoria técnica específica para hepatites e ISTs.
Sintomas e cuidados
As hepatites virais são doenças silenciosas, com sintomas que muitas vezes passam despercebidos, como cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, olhos amarelados e urina escura. Em estágios avançados, podem evoluir para cirrose ou câncer no fígado.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A coordenadora de IST/AIDS e Hepatites Virais, Márcia Santana, alerta que pequenas atitudes previnem grandes problemas:
“As hepatites são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estas aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em sua evolução para hepatite crônica há complicações como cirrose hepática e câncer no fígado. Medidas simples como usar preservativos, exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com manicures e pedicures e não compartilhar agulhas e seringas podem prevenir a infecção”, explica a coordenadora municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, Márcia Santana.
Vacinação e diagnóstico
A vacina contra hepatite B é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades. Já para a hepatite C, não há vacina, mas o tratamento tem 90% de eficácia.
Grávidas devem ser testadas no pré-natal para prevenir a transmissão vertical. Casos positivos devem ser acompanhados com rigor pelas equipes médicas.
O foco das testagens inclui pessoas acima de 40 anos, profissionais da saúde, pessoas com HIV, usuários de álcool ou drogas e quem faz hemodiálise.