
Crianças aprendem jardinagem em viveiro da Clin, em Niterói | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Crianças aprendem jardinagem no viveiro da Clin, em Niterói, e vivenciam na prática ações ambientais. A visita, promovida pelo Projeto de Inclusão Social Amigos da Ponta D’Areia (PISA), levou o grupo à sede da Companhia de Limpeza, no bairro de São Lourenço. Com orientação de funcionários da empresa, os jovens exploraram o cultivo de plantas e conheceram abelhas sem ferrão.
Durante a atividade, cada criança recebeu um kit completo de jardinagem: vaso, terra e sementes. A experiência foi conduzida por servidores do viveiro da Clin, que abriga mais de 170 mil mudas de cerca de 305 espécies da Mata Atlântica.
Camila Araújo, coordenadora do PISA, destacou a importância da ação.
“Nosso trabalho é de inclusão social e esta visita ao viveiro é uma forma de estimularmos o interesse pelo meio ambiente”, argumenta Camila.
A visita também incluiu uma palestra do meliponicultor Marcelo Campos. Ele apresentou espécies de abelhas brasileiras e explicou como esses insetos ajudam na polinização.
“Gostei das abelhas brasileiras que não têm ferrão”, disse Manu.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Isabel Lopes, de 11, também participou:
“Gosto de estar perto da natureza”, disse Isabel.
O engenheiro florestal da Clin, Luiz Vicente, celebrou a iniciativa.
“É muito gratificante para o nosso setor, que está diretamente ligado ao meio ambiente e ações sustentáveis, receber crianças e jovens de projetos sociais como este, que se interessam em conhecer o viveiro da Clin”, comentou Vicente.
O viveiro está aberto a visitas guiadas, gratuitas, para escolas e grupos. Os passeios ocorrem às terças e quintas, nos turnos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por e-mail ([email protected]) ou WhatsApp (21) 99923-4908.