
Bolsonaro vira foco da mídia internacional após operação da PF e uso de tornozeleira | Reprodução
A tornozeleira eletrônica imposta a Bolsonaro após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) virou destaque na imprensa internacional. Jornais e agências estrangeiras apontaram o desgaste do ex-presidente e os riscos de instabilidade institucional no Brasil.
Segundo a imprensa dos Estados Unidos, Argentina e Europa, Jair Bolsonaro (PL) passou a ser monitorado pela Justiça após investigações da Polícia Federal indicarem seu envolvimento numa suposta tentativa de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022.
A operação também resultou em medidas duras: além da tornozeleira, Bolsonaro não pode usar redes sociais, falar com diplomatas, nem manter contato com outros investigados.
Jornais dos EUA, Argentina e Europa reagem às medidas
O Washington Post deu ênfase à imposição da tornozeleira eletrônica e à acusação de tentativa de golpe, ligando o caso à derrota para o presidente Lula (PT). A agência Bloomberg apontou a crescente atenção internacional sobre a crise política brasileira e a fragilidade do bolsonarismo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Na Argentina, o La Nación destacou o toque de recolher e a proibição de acesso às redes. A publicação também citou a apreensão de dinheiro na casa do ex-presidente e lembrou da conexão com figuras internacionais como Donald Trump e Eduardo Bolsonaro.
O caso ainda pode escalar. Novas fases da operação devem ser deflagradas, com foco em financiadores e articulações internacionais do suposto plano golpista.