
Moloks instalados em Jurujuba ampliam coleta seletiva em Niterói | Divulgação/Matheus Cresci/Prefeitura de Niterói
A coleta seletiva em Jurujuba ganhou reforço neste sábado (5). A Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), instalou dois moloks — contêineres semienterrados — no Campo do Flamenguinho, com capacidade de 3m³ cada.
As unidades foram posicionadas em cores distintas: marrom para resíduos orgânicos e azul para recicláveis secos. A equipe de sustentabilidade da Clin também realizou ações educativas, com orientações porta a porta aos moradores e comerciantes locais. O trabalho segue ao longo da semana, com visitas às comunidades de Salinas e Cascarejo.
Desde 2020, o programa já levou moloks a 15 comunidades, com 48 equipamentos implantados em 20 pontos diferentes. A estimativa é que mais de 50 mil pessoas sejam impactadas diretamente pela iniciativa.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Os moloks substituem as antigas caçambas e contam com um sistema hermético, que impede entrada de água da chuva, acesso de animais e o espalhamento de lixo. A proposta é garantir melhor acondicionamento dos resíduos, reforçando o controle sanitário e facilitando a coleta seletiva.
“A coleta seletiva é fundamental para uma cidade mais limpa e sustentável. Com os moloks, buscamos oferecer soluções práticas para o descarte correto de resíduos e melhorar a qualidade de vida nas comunidades. Nosso objetivo é tornar a gestão dos resíduos mais eficiente, ocupando melhor os espaços urbanos e cuidando da saúde pública”, afirmou o presidente da Clin, Acílio Borges.
Além da redução de impactos ambientais, os moloks também facilitam a rotina da coleta urbana, diminuem odores e promovem maior organização dos espaços públicos, principalmente nas comunidades.