
Niterói apresenta modelo de limpeza urbana em fórum internacional em Portugal | Divulgação
A Prefeitura de Niterói levou seu modelo de limpeza urbana para o centro das discussões europeias. A cidade foi destaque no 7º Encontro Nacional de Limpeza Urbana (ENLU), realizado em Portugal, entre os dias 7 e 9 de julho. O evento reuniu especialistas, gestores e instituições do setor público e privado para debater soluções sustentáveis e inteligentes para os resíduos sólidos urbanos.
A Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) foi convidada a compartilhar os avanços implementados na cidade, consolidando seu protagonismo nacional. O presidente da Clin, Acílio Borges, destacou o papel da inovação e da qualificação técnica como pilares da transformação:
“Esse convite é o reconhecimento do impacto positivo dos projetos que a Clin vem desenvolvendo, o que nos levou à liderança em limpeza urbana no estado do Rio de Janeiro e ao posto de uma das três melhores do país. A Prefeitura de Niterói tem investido fortemente na qualificação dos serviços, e participar de eventos como esse fortalece nosso trabalho, nos conecta a novas tecnologias e boas práticas. É gratificante constatar que estamos no caminho certo, com foco na modernização dos equipamentos e na capacitação da nossa equipe”, destacou Acílio Borges, presidente da Clin.
Curiosidade: Nota histórica no ranking de sustentabilidade
Em 2025, Niterói obteve sua melhor pontuação no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU): 0,751. A cidade superou, inclusive, a capital fluminense. Foi o quinto ano consecutivo em que Niterói ocupou o 1º lugar entre os municípios do Rio com mais de 250 mil habitantes. O ISLU avalia critérios como reciclagem, sustentabilidade financeira e participação social.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O ENLU é organizado pela Associação de Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes (ALU) e se consolida como um dos mais relevantes fóruns sobre gestão de resíduos da Europa. O evento promove conferências, exposições de tecnologias e networking entre cidades que investem em soluções limpas, sustentáveis e humanas.
O reconhecimento internacional valida a política pública da cidade, que prioriza a modernização de equipamentos, capacitação de trabalhadores e engajamento da população. A Clin já vinha se destacando desde 2017, e, agora, amplia sua visibilidade no exterior.