Brasil

COP30: Brasil libera visto eletrônico gratuito para participantes estrangeiros

COP30: Brasil libera visto eletrônico gratuito para participantes estrangeiros | Divulgação

O governo brasileiro passou a conceder visto eletrônico gratuito para COP30, medida válida para estrangeiros de países-membros da ONU credenciados no evento. A liberação está publicada em portaria oficial e começa a valer imediatamente.

O documento autoriza múltiplas entradas no país até 31 de dezembro de 2025. Cada entrada terá limite de permanência de 90 dias, sem prorrogação. O processo será totalmente online, por uma plataforma disponibilizada pelo Itamaraty.

Família, acompanhantes e menores de 18 anos não estão incluídos na medida.

Mais voos, navios e turistas em Belém

Segundo a Fundação Getulio Vargas, a COP30 deve atrair mais de 40 mil pessoas. Destas, 7 mil são da equipe da ONU e delegações oficiais. Com isso, o país se prepara para um dos maiores fluxos internacionais da década.

Para atender à demanda, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou aumento de 23% nos voos domésticos, com 46 mil passagens extras — somando quase 250 mil. Já as viagens internacionais devem crescer 44% em comparação a novembro do ano passado.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

No mar, o Terminal Portuário de Outeiro, em Belém, está sendo reformado para receber dois navios cruzeiros, com 6 mil leitos. A estrutura funcionará como hotel flutuante durante a conferência. O novo píer terá mais de 700 metros e ficará pronto até outubro.

Evento global terá impacto no turismo e na infraestrutura

A ideia é que o novo terminal marítimo permaneça ativo após o evento, com rotas regulares de turismo pela região amazônica. A COP30 ocorrerá entre 6 e 21 de novembro, e deve marcar a maior conferência ambiental já realizada no Brasil.

Curiosidade

A última vez que o Brasil sediou uma COP foi há mais de 30 anos, durante a Rio-92. Em 2025, a capital paraense será o centro mundial da agenda climática.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil