Leste FluminenseNiterói

Nova PUD de Santa Bárbara entra na reta final com foco no audiovisual

Nova PUD de Santa Bárbara entra na reta final com foco no audiovisual | Divulgação/Leonardo Simplício/Prefeitura de Niterói

A PUD de Santa Bárbara entrou na fase final de obras e será entregue neste segundo semestre. A estrutura vai ampliar a formação profissional em tecnologia e audiovisual, com impacto direto na inclusão social e geração de renda.

Com investimento de quase R$ 27 milhões, o equipamento será referência na formação técnica, principalmente no setor audiovisual, uma das apostas da cidade para o futuro da economia criativa.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a iniciativa está integrada ao programa Niterói Audiovisual, lançado recentemente.

“Estamos capacitando as novas gerações para a Niterói do futuro, que vai ser um dos polos de audiovisual e desenvolvimento tecnológico e inovação do país. A PUD de Santa Bárbara vai ampliar a qualificação profissional e a oferta de empregos para os moradores das comunidades. O trabalho qualificado oferece melhor remuneração e possibilidade de crescimento profissional. Estamos fazendo a transição da economia do petróleo, que um dia vai acabar, para a economia criativa”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

A proposta vai além da capacitação. A unidade funcionará como centro de formação e produção. O foco será impulsionar áreas como edição, figurino, fotografia, iluminação, roteiro, sonorização e produção. A ideia é fortalecer talentos locais e ampliar o acesso ao mercado digital.

Equipamento terá energia solar, workshops e salas climatizadas

A nova PUD terá dois andares. Entre os espaços previstos estão salas de estudo, atendimento, workshops e um hall de entrada. Todo o prédio será climatizado e contará com placas solares para captação de energia renovável.

A secretária de Inovação, Juliana Benício, reforçou a importância do projeto:

 “A nova Plataforma Urbana Digital em Santa Bárbara representa uma entrega estratégica da nossa gestão, pois integra os pilares do desenvolvimento sustentável à realidade da cidade. Ela promove a aproximação da população com o universo tecnológico, conectando especialmente os moradores das periferias às oportunidades do mundo digital”, disse a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

As obras da ION (Empresa Municipal de Obras) seguem em ritmo acelerado. A rede hidráulica está pronta, e a instalação elétrica está em fase final.

Além da unidade de Santa Bárbara, outras duas PUDs já operam: Engenhoca e Viradouro. O objetivo é reduzir a dependência dos royalties do petróleo e consolidar uma Niterói mais digital, sustentável e criativa.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *