
CBF aposta na torcida e desempenho para trazer Mundial de Clubes 2029 ao Brasil | Rafael Ribeiro/CBF
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, declarou confiança no poder da torcida e na performance dos clubes brasileiros no Mundial de Clubes para garantir o torneio em 2029 no Brasil.
“A gente vai entrar nesta briga para levar o Mundial de 2029 para o Brasil e acredito que isso vai ser uma força a mais. A torcida brasileira provou que é uma das maiores do mundo, que vibra, que comparece”, afirmou Xaud, em Nova Jersey, antes da final entre Paris Saint-Germain e Chelsea.
Xaud destacou que os clubes brasileiros se destacaram no torneio.
“Todos os brasileiros e a CBF estão muito felizes com os resultados e com tudo que o futebol brasileiro fez neste Mundial”, disse o presidente da CBF
O Brasil foi o país com mais representantes na competição, com quatro times. Flamengo e Botafogo caíram nas oitavas de final, eliminados respectivamente pelo Bayern de Munique e Palmeiras. O Palmeiras foi eliminado nas quartas pelo Chelsea, que também venceu o Fluminense na semifinal.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Questionado sobre as chances reais de o Brasil ser sede do próximo Mundial, o presidente da CBF afirmou que a decisão cabe à Fifa.
“Aí nosso Gianni (Infantino) que vai falar, mas o Brasil tem total capacidade de receber o Mundial de Clubes”, afirmou o presidente da CBF. “E nós temos a torcida”, ressaltou novamente.
O Mundial de Clubes é considerado pela Fifa o “mais bem-sucedido do mundo” e permanece no calendário oficial da entidade. A próxima edição ainda não tem sede definida, e o Brasil disputa com Espanha, Marrocos e Arábia Saudita. Espanha e Marrocos, ao lado de Portugal, serão sedes da Copa do Mundo de 2030, mas, segundo Xaud, isso não deve influenciar a escolha do país para o Mundial de Clubes.
“Isso é uma coisa a se pensar mais para frente”.