
Vacinação em Maricá tem novo fluxo e atendimento ampliado nos quatro distritos | Divulgação/Bernardo Gomes/Prefeitura de Maricá
A vacinação em Maricá ganhou reforço. A Prefeitura reorganizou o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USF) para ampliar o acesso às principais vacinas. Agora, todas as USFs passam a oferecer, todos os dias, a vacina tríplice viral — que protege contra caxumba, rubéola e sarampo.
Além disso, a vacina contra a febre amarela será aplicada semanalmente, com abertura de frascos em dias específicos por unidade. Já a vacinação contra a Covid-19 será ampliada com seis novos pontos infantis, funcionando em esquema rotativo durante a semana.
Novos polos infantis e horários
Crianças de seis meses a 11 anos poderão se vacinar de segunda a sexta, em locais alternados. Às segundas, nas USFs Barroco e Ponta Negra. Terças, nas USFs Inoã 2 e Ponta Grossa. Quartas, nas USFs Inoã 1 e Mumbuca. Quintas, nas USFs Elenir Umbelino (Flamengo) e São José 1. Sextas, nas USFs Santa Rita e Bambuí.
A USF Mumbuca segue com horário estendido até as 19h. A Inoã 2 funciona até 16h. As demais seguem abertas das 8h às 17h.
Covid-19 para maiores de 12 anos
Adolescentes, adultos e idosos serão atendidos de segunda a sexta nos polos da USF Central, São José 2, Marinelândia, Chácara de Inoã, Jardim Atlântico e Josefa Xavier Leal.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Já aos sábados, a vacinação ocorre das 8h às 12h nas unidades Central, Marinelândia, Jardim Atlântico e Chácara de Inoã.
Secretário reforça importância de manter calendário
Marcelo Velho, secretário de Saúde, orienta a população sobre a necessidade de acompanhar os novos fluxos.
“O acompanhamento das atualizações no calendário vacinal é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva. A população precisa estar atenta às mudanças, como os novos dias de abertura dos frascos, e manter a vacinação em dia. Isso evita o desperdício de doses e fortalece o bem-estar de todos”, afirmou.
Esquemas vacinais atualizados
Tríplice viral:
-
1ª dose aos 12 meses;
-
2ª dose aos 15 meses (como tetraviral);
-
De 5 a 29 anos: 2 doses com 30 dias de intervalo (se não vacinado);
-
De 30 a 59 anos: 1 dose única (se não vacinado).
Febre amarela:
-
Dose única, entre 9 meses e 59 anos;
-
Aplicação deve ocorrer com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem a áreas de risco.
Covid-19:
-
Crianças de 6 meses a 4 anos: 3 doses;
-
De 5 a 59 anos: dose única;
-
Gestantes: 1 dose a cada gestação;
-
Idosos: 1 dose a cada 6 meses;
-
Grupos prioritários: dose anual.