Leste FluminenseNiterói

Cercamento eletrônico recupera carros roubados em Niterói em ação rápida

Cercamento eletrônico recupera carros roubados em Niterói em ação rápida | Divulgação/Prefeitura de Niterói

O cercamento eletrônico recupera carros roubados em até 20 minutos, como comprovou mais uma ação do Cisp em Niterói. Na quarta-feira (9), duas ocorrências distintas foram identificadas pelas câmeras inteligentes do sistema municipal. Os veículos, um Toyota Corolla clonado e um BYD roubado, estavam sendo usados por criminosos.

O monitoramento captou os carros passando por portais no Baldeador. Os alertas foram enviados automaticamente à Polícia Militar. O cerco foi montado rapidamente, e os dois veículos foram localizados no Morro do Castro, no Barreto, Zona Norte da cidade.

Integração entre forças de segurança agilizou resposta

A operação foi coordenada entre os guardas municipais que faziam o rastreamento via câmeras e a PM, que executou a abordagem. Durante a ação, houve troca de tiros, mas os criminosos conseguiram fugir. Ninguém ficou ferido.

O Corolla havia sido roubado na RJ-100, há três dias, e passou a ser utilizado em uma nova ocorrência criminosa, no bairro Maria Paula, nesta quarta-feira. O proprietário do segundo carro ainda estava na delegacia quando recebeu a notícia da recuperação.

Cisp acumula quase 650 veículos recuperados

O sistema de cercamento eletrônico de Niterói atua com 120 câmeras de leitura automática de placas, espalhadas por todas as regiões da cidade. Com tecnologia de ponta, os dispositivos são capazes de detectar placas em tempo real e identificar veículos clonados ou em situação de roubo.

Desde 2019, foram quase 650 veículos localizados por meio da tecnologia, segundo a Prefeitura.

“O desfecho desse caso é mais uma prova da importância do monitoramento realizado 24 horas por dia pelo Cisp e da integração entre os agentes de segurança. Desde a implantação do cercamento, em 2019, foram quase 650 veículos recuperados ou identificados”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

O Cisp registra 35 milhões de passagens de veículos por mês. Só são gerados alertas quando há pendência no sistema. Além disso, o centro de segurança realiza exportações de imagens para apoiar investigações da Polícia Civil e processos judiciais.

Modelo de Niterói é referência nacional

Sistema de câmeras inspira cidades de todo o país

O modelo de segurança adotado em Niterói é referência nacional. Diversos representantes de outros municípios e estados já visitaram o Cisp para conhecer o funcionamento da central.

“A integração é de extrema importância. Enquanto nossos guardas monitoravam o policial militar que atua no Cisp já estava acionando o cerco tático aos veículos. As equipes mais próximas foram acionadas e deu certo. O proprietário do veículo roubado nesta quarta-feira ainda estava na delegacia quando o carro dele foi recuperado”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Para ele, ações como a desta quarta-feira mostram o sucesso da estratégia adotada pela cidade.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *