Leste FluminenseSão Gonçalo

Orla da Praia das Pedrinhas terá acessibilidade total e áreas de convivência

Orla da Praia das Pedrinhas terá acessibilidade total e áreas de convivência | Divulgação/Júlio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

A Praia das Pedrinhas acessível já é uma realidade em construção. A Prefeitura de São Gonçalo avança com as obras que requalificam a orla com acessibilidade, paisagismo e espaços de convivência, garantindo o uso pleno por moradores, turistas, PcDs e comerciantes.

A intervenção vai muito além da estética. Rampas, calçadas alargadas, piso tátil, travessias elevadas e rota acessível por toda a extensão da orla estão sendo instalados. O projeto é gerenciado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e foi pensado para garantir acesso universal e seguro a todos os públicos.

“As ações implementadas visam priorizar o pedestre de modo que qualquer pessoa possa caminhar, circular e desfrutar do espaço com facilidade. Nosso objetivo é promover o pertencimento do pedestre a esse ponto turístico e cultural do município, promovendo acessibilidade, segurança e inclusão para todos. Assim, queremos transformar a orla das Pedrinhas em um espaço que seja realmente para toda a população, valorizando o direito de todos de usufruir e aproveitar esse lindo espaço de convivência de forma segura e confortável, disse.

Requalificação inclui decks, paisagismo e arquibancada

Além da infraestrutura para acessibilidade, a obra cria novos espaços de permanência e contemplação, como decks, tanque de areia elevado, pergolados, áreas verdes, muro de contenção e uma arquibancada voltada para a baía. Tudo isso visa integrar a natureza com a vida urbana.

Orla da Praia das Pedrinhas terá acessibilidade total e áreas de convivência | Divulgação/Júlio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo

O engenheiro responsável, Rafael Teixeira, detalhou o estágio da obra:

“Concluímos 180 metros da fundação da base do muro de contenção, além de outros serviços como escavação, reforço e troca de solo. Vamos iniciar outros serviços de fundação das arquibancadas, que promovem uma proximidade maior das pessoas com a água. É lá que elas vão poder aproveitar o pôr do sol e realizar caminhadas, por exemplo. Nessa segunda parte da obra, teremos também saneamento básico, drenagem de água pluvial, calçadas, pavimentação, obras de acessibilidade (rampas de acesso, alargamento de calçadas e piso tátil, por exemplo), dentre outros”, afirmou.

Investimento e reconhecimento

A obra, com investimento de quase R$ 5 milhões, é fruto de emendas parlamentares dos deputados Altineu Côrtes e Carlos Jordy, em parceria com os Ministérios das Cidades e do Turismo. O projeto urbanístico recebeu menção honrosa no Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, reforçando seu valor técnico e cultural.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

A primeira fase já contou com asfalto, redes de drenagem, saneamento, padronização de calçadas e abastecimento de água em parceria com a Águas do Rio.

Curiosidade: Projeto premiado entre os melhores do Brasil

O projeto da orla recebeu reconhecimento nacional por sua abordagem inclusiva e integrada. A menção honrosa da ABAP valoriza a preocupação com a preservação histórica, o meio ambiente e a funcionalidade urbana.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *