
Niterói promove conferência para fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres | Divulgação/Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
Niterói vai sediar, nos dias 19 e 20 de julho, a sexta edição da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O encontro será realizado no bloco P do campus Gragoatá da UFF, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), em São Domingos, das 9h às 17h. O evento é aberto ao público.
“Niterói valoriza as mulheres. Isso começa pela administração municipal. Não por acaso temos a primeira vice-prefeita da história da cidade, além de várias mulheres como titulares de secretarias e ocupando postos de destaque dentro da nossa estrutura”, ressalta o prefeito Rodrigo Neves.
Promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria da Mulher, a conferência será dividida em seis eixos temáticos, desdobrados em dez grupos de trabalho (GTs). O foco é garantir igualdade de direitos, ampliar a democracia e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres.
“A sexta Conferência Municipal de Mulheres de Niterói é mais do que um espaço de debate, é uma reafirmação do nosso compromisso com a construção de uma cidade mais justa, democrática e com igualdade real para todas. Ouvir as mulheres, valorizar suas experiências e garantir que suas vozes sejam levadas às esferas estadual e nacional é fundamental para avançarmos. Seguimos firmes, coletivamente e em movimento”, afirma a secretária da Mulher, Thaiana Ivia.
Debate sobre saúde, equidade racial, maternidade e poder
Os temas abordam desde o enfrentamento à violência de gênero até o acesso ao mercado de trabalho e representação nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Outros pontos incluem saúde, maternidade, cuidado com o bem-estar e políticas para mulheres negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e com deficiência.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A Prefeitura destaca a importância da conferência como instrumento de escuta e construção conjunta. A vice-prefeita Fernanda Sixel lembrou que o município ampliou a presença de mulheres em cargos de decisão.
“Esse evento é muito importante para fortalecer a igualdade, a democracia e o protagonismo feminino, pois abre um espaço fundamental para que possamos ouvir, debater e construir políticas públicas que representem a pluralidade e as potências das mulheres da nossa cidade. Juntas, seguimos por uma Niterói mais justa e com oportunidades para todas”, diz Fernanda Sixel Neves, gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados.
Inscrições serão feitas no local
Quem quiser participar poderá se inscrever presencialmente nos dias do evento. Para a integrante do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, Irene Cassiano Marques, o encontro fortalece a democracia participativa.
“Fortalecer a participação e o controle social é fundamental para a democracia na manutenção dos direitos conquistados e avançar na perspectiva da construção da equidade, justiça social e na superação das desigualdades de gênero”, assegura ela.