
Niterói instala novos moloks no Capim Melado e amplia coleta sustentável | Divulgação
A Prefeitura de Niterói deu mais um passo em direção à sustentabilidade urbana. Nesta semana, a cidade instalou dois novos moloks no Capim Melado, comunidade do bairro Ititioca.
Cada contêiner tem capacidade de 3m³. Um é azul, para materiais recicláveis secos; o outro, marrom, para resíduos orgânicos.
A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) enviou equipes de sustentabilidade para orientar moradores e comerciantes sobre o descarte correto do lixo.
Equipamentos já atendem 17 comunidades
O programa começou em 2020 e já chegou a 17 comunidades, com 45 moloks instalados em 19 pontos de coleta. São 25 para resíduos orgânicos e 20 para recicláveis.
Entre as comunidades atendidas estão: Zulu, Buraco do Boi, Atalaia, Várzea das Moças, Ititioca, Chácara/Arroz, Jacaré, Maceió, Bairro de Fátima, Sapê, Cantagalo, Cascarejo, Preventório, Tenente Osório, Bumba, Vila Ipiranga e agora, Capim Melado.
Ao todo, mais de 50 mil pessoas já são beneficiadas.
Sustentabilidade como política pública
Segundo o presidente da Clin, Acílio Borges, estudos técnicos indicam as áreas com maior necessidade dos equipamentos.
“A iniciativa tem como objetivo armazenar corretamente os resíduos sólidos orgânicos e recicláveis, por meio de contêineres especiais que promovem melhor qualidade de vida. Uma das nossas prioridades é estimular ações sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente”, explica.
Moloks evitam lixo espalhado e doenças
Ao substituir as caçambas convencionais, os moloks evitam acúmulo de lixo exposto, entrada de chuva e acesso de animais, mantendo as áreas limpas.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Por serem herméticos, impedem a proliferação de vetores, como ratos e mosquitos. Também reforçam a separação de recicláveis, facilitando a coleta seletiva.
Jurujuba será o próximo bairro a receber os contêineres
A Clin já prepara o terreno no Campo do Flamenguinho, em Jurujuba, para a próxima instalação de moloks.
A proposta visa aprimorar a gestão de resíduos sólidos em áreas de difícil acesso.