Leste FluminenseNiterói

Niterói fortalece Cultura Viva com presença na Microteia em Maricá

Niterói fortalece Cultura Viva com presença na Microteia em Maricá | Divulgação

A Cultura Viva em Niterói deu mais um passo rumo ao fortalecimento da cultura comunitária. No último domingo (6), representantes da cidade participaram da Microteia da Região Metropolitana III, realizada em Maricá. O evento, organizado pelo Pontão de Cultura Campus Avançado, reuniu fazedores de cultura, gestores e redes locais para troca de experiências e articulações em rede.

Durante o encontro, representantes dos Pontos e Pontões de Cultura de Niterói marcaram presença ao lado da equipe da Secretaria Municipal das Culturas, reforçando a integração da cidade à política Cultura Viva, reconhecida nacional e internacionalmente.

Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a cultura de base é um pilar fundamental para o desenvolvimento social e humano.

“Os Pontos e Pontões são uma parte essencial da rede de cultura no Brasil. Esse ano, através dos recursos da Lei Aldir Blanc, lançamos dois editais que somam mais de R$3 milhões em investimentos pensando em quem vive a cultura na ponta e espalha a sua diversidade por toda a cidade. Para a Prefeitura, investir nesses espaços é um passo importante para impulsionar quem luta pela cultura lado a lado com a população. Fico feliz em acompanhar a participação de Niterói em encontros voltados para fortalecer o Cultura Viva”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Espaço de escuta e mobilização cultural

As Microteias são encontros preparatórios para a Teia Estadual de Cultura Viva e funcionam como fóruns regionais de diálogo entre Pontos, Pontões e poder público. Elas promovem escuta ativa, construção coletiva e articulação de redes culturais em todo o estado.

Niterói, que atualmente conta com 13 Pontos e 3 Pontões de Cultura, participou com uma delegação que incluiu a subsecretária de planejamento cultural, Júlia Pacheco, o subsecretário Matheus Alves, e a diretora Joanna Prado. Os representantes locais destacaram a importância da ampliação da rede e das políticas culturais enraizadas nos territórios.

Presença nacional e internacional

A Microteia contou com a presença de João Pontes, diretor nacional da Política Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), e de Thiago Sales, coordenador estadual do programa no RJ. Um dos destaques foi a participação de Célio Turino, idealizador da Cultura Viva, que reforçou o papel da política como estratégia de transformação social.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Niterói também se destacou no cenário internacional com a presença de Diego Benhabib, da Rede IberCultura Viva, que reúne 14 países. A cidade é a única brasileira a integrar essa rede, consolidando seu protagonismo na cultura de base comunitária.

Troca de experiências e fortalecimento de redes

Cinco Pontos e Pontões de Niterói contribuíram com relatos e vivências durante o evento. Participaram ainda representantes de outras cidades, como Lila Danny, da Cia Vida de Maricá; Iara Rocha, de Petrópolis; o professor Luís Augusto, da UFF; e Fernanda Kaingang, do Museu dos Povos Indígenas.

Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ (Sececrj), a Microteia de Maricá foi mais um passo para fortalecer a Cultura Viva como política pública contínua, territorializada, participativa e enraizada nas comunidades.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *