Leste FluminenseMaricá

Atualização do Renda Básica de Maricá ocorre em mutirão sem ida ao CRAS

Atualização do Renda Básica de Maricá ocorre em mutirão sem ida ao CRAS | Divulgação/Thamyris Mello/Prefeitura de Maricá

A atualização do Renda Básica de Maricá não exige mais que os beneficiários se dirijam ao CRAS. O procedimento está sendo realizado em mutirão na sede da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, no Centro da cidade.

Equipes das Secretarias de Assistência Social e Economia Solidária orientam os beneficiários desde o início da semana. Após triagem, cada pessoa recebe informações sobre a necessidade de visita domiciliar, se pode concluir o processo no mutirão ou, apenas em casos específicos, se precisará ir ao CRAS.

O Cadastro Único segue regras nacionais e serve de base para o RBC.

Onde ocorre a atualização?

O endereço do mutirão é Rua Abreu Rangel, 138, em frente ao Colégio Estadual Elisário Matta. O atendimento vai de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A Prefeitura também disponibilizou o site. Lá, os beneficiários verificam se o benefício está ativo ou bloqueado. Em caso de bloqueio, o próprio sistema redireciona para o atendimento presencial.

Cortes e regularizações em andamento

A ação tem como meta garantir que apenas quem atende aos critérios receba o benefício. A triagem elimina cadastros cancelados, desatualizados ou com erros sistêmicos.

“Estamos realizando cortes de cadastros que estão cancelados ou desatualizados no CadÚnico. Em alguns casos, o bloqueio acontece por erros de sistema. Nesses casos, o beneficiário pode consultar o CPF no link oficial da Prefeitura e, se necessário, será encaminhado diretamente à nossa secretaria para regularização”, explicou.

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

Para manter o benefício, o morador de Maricá deve:

  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;

  • Estar com o CadÚnico atualizado até 15 de maio de 2025.

Compromisso com a justiça social

O Renda Básica da Cidadania segue como ferramenta de apoio direto às famílias vulneráveis, aliando eficiência no uso dos recursos e transparência nas regras.

A Prefeitura de Maricá reforça que não é necessário ir ao CRAS, exceto em casos específicos, informados no mutirão.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *