Copa do Mundo de Clubes 2025Futebol

Palmeiras fora: Frango de Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 |

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2×1

O Palmeiras perdeu, na noite desta sexta-feira (4), a sua associação no mundo animal com o Porco, por conta do grande lance do goleiro Weverton com um frango, aos 37 minutos do segundo tempo. Em partida disputada contra o Chelsea, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Palmeiras perdeu por 2 a 1, resultado que deixa o time paulista eliminado da competição. Assim sendo, o Fluminense, segue como único representante do Brasil no torneio.

Dos representantes brasileiros no torneiro, a equipe de São Paulo é a que menos teve torcedores adeptos dos demais clubes brasileiro. Sobretudo, daqueles que também participavam da competição — Botafogo, Fluminense e Flamengo.

O Palmeiras terminou sua participação na Copa do Mundo com apenas uma vitória (2×0 no Al Ahly), três empates e a derrota para o Chelsea, que teve como resultado sua eliminação. Antes de mais nada, mesmo com o gol marcado  na prorrogação contra o Botafogo, para efeito de confronto, vale o placar do primeiro tempo — o a o. Além disso, o Verdão (ou Frangão) foi dominado pelo Chelsea em posse de bola (60%), finalizações (17 x 7) e organização tática.

Chelsea domina o primeiro tempo

Logo nos primeiros movimentos, ficou claro quem mandaria no jogo. O Chelsea dominava o meio-campo, tal qual um regente controla uma orquestra. Cucurella e Palmer jogavam com liberdade e sabiam onde estavam os espaços. A bola quase não saía dos pés ingleses, principalmente nos 15 minutos iniciais. Até então, via-se um Palmeiras, encurralado, que mal conseguia atravessar a linha de meio-campo construindo jogadas ofensivas. A exceção ficou no ataque inicial do jogo, mas que em nenhum perigo resultou.

Eis que, aos 15 minutos, a prevalência inglesa virou gol. Cole Palmer recebeu a bola com a liberdade que um camisa 10 não pode ter. Desse modo, driblou a marcação com facilidade. Em seguida, finalizou com precisão no canto de Weverton. Em suma, o retrato fiel do que se desenhava desde o apito inicial: 1 a 0 para o Chelsea.

A equipe inglesa não ampliou porque atuou com soberba, sobretudo porque errou demais no último passe e nas finalizações. Pareciam achar que resolveriam o jogo a qualquer momento, mas pagariam por isso.

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 | Cesar Grecco/SEP

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2×1 | Cesar Grecco/SEP

Do lado do Palmeiras, apenas Estêvão demonstrava entender a gravidade da situação. Veio dele a única jogada com finalização concreta do primeiro tempo, num chute pela direita, na rede, pelo lado de fora da meta de Robert Sánchez. Nada suficiente, no entanto, para equilibrar um massacre em posse (63% a 37%), finalizações (8 a 2) e passes certos (90% a 78%).

Palmeiras volta melhor

No segundo tempo, o roteiro mudou. Alguma bronca deve ter ecoado forte no vestiário, porque o Palmeiras voltou outro. Mais agressivo, adiantando a marcação, apostando em Estêvão e Allan para cavar brechas. E elas vieram: o lateral Cucurella, até então mais ofensivo do que defensivo, cometeu duas faltas seguidas. O Verdão rondava a área do Chelsea.

Aos sete minutos, o lance que fez o torcedor palmeirense sonhar. Allan achou Estêvão no meio da área. O camisa 41, que já tem contrato assinado com o Chelsea, limpou a marcação, bateu colocado. Assim como um cartão de visitas, a bola beijou a trave antes de morrer no fundo da rede. Um golaço.

Estêvão marca um golaço em sua despedida do Palmeiras, já mostrando seu potencial aos torcedores do Chelsea, seu novo clube | Cesar Grecco/SEP

Estêvão marca um golaço em sua despedida do Palmeiras, já mostrando seu potencial aos torcedores do Chelsea, seu novo clube | Cesar Grecco/SEP

O tipo de gol que abre portas e despede jogadores com dignidade. Estêvão, artilheiro do time no ano, se despediu com seu 27º gol. Apesar da derrota do Palmeiras, ele ganhou, no fim da partida, o prêmio de craque do jogo.

Daí por diante, o Palmeiras cresceu. A torcida cantava com força, na mesma intensidade do time, aumentando o volume vindo das arquibancadas. Em contrapartida, o Chelsea se retraiu.

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 | Cesar Grecco/SEP

Abel Ferreira, sentindo o bom momento, mexeu com inteligência. Paulinho entrou no lugar de Facundo Torres, bem como Maurício no lugar de Allan. Logo depois das mexidas, o segundo gol — o da virada — parecia muito provável. Vitor Roque teve chance, ao passo que Paulinho quase achou Flaco López na pequena área.

Por outro lado, o Chelsea não se entregava e jogava de forma fria e calculada, sempre investindo mais pela ponta esquerda. Parecia pressupor que sua permanência na competição residia por ali.

Frango elimina o Porco

Quem acompanha futebol sabe que nem sempre o placar faz justiça ao jogo. Ainda mais diante de falhas grotescas.

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 | Cesar Grecco/SEP

Apesar do jogo equilibrado no segundo tempo, falha defensiva pôs tudo a perder | Cesar Grecco/SEP

Aos 37, a tragédia se materializou, num escanteio pela ponta-esquerda. Cobrança daquelas curtinhas, com Gusto recebendo quase na linha de fundo, tocando em Palmer, que aciona Enzo na entrada da área. O argentino  penetra, toca em Gusto pela, agora já dentro da área. O lateral finaliza  com um chute cruzado, a bola desvia levemente em Giay…

Um desvio que mais amortecia do que atrapalhava. Mas Weverton… ah, Weverton… Trocou porco por frango. O goleiro se atrapalhou de forma inexplicável e praticamente empurrou a bola para dentro do gol. Frango, frangão, frangaço com muito eco de aço. Tamanha falha levou a  FIFA a creditar o gol contra ao próprio goleiro.

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 | X/Chelsea

Comemoração dos jogadores do Chelsea | X/Chelsea

O lance freou a boa reação alviverde, tal qual deu razão à soberba inglesa do primeiro tempo, de que poderiam resolver a qualquer tempo o jogo.

Ainda deu tempo para Abel lançar Raphael Veiga no lugar de Richard Ríos, para tentar algo nos acréscimos. Entretanto, já era tarde demais. O placar poderia ter ficado ainda mais amplo, mas Weverton salvou em duas oportunidades seguidas já aos 48 minutos.

Palmeiras eliminado

O Palmeiras perdeu para um Chelsea organizado, mesmo longe do auge.  Mesmo com o frango, não dá para responsabilizar apenas o goleiro pelo resultado, pois o Chelsea jogou como quis pelo setor direito da defesa do Palmeiras. A valentia do Palmeiras no segundo tempo igualou as forças, mas não superou. Acima de tudo, a do jovem Estêvão, que numa ironia do destino, fez sua despedida num confronto contra seu futuro clube.

Agora, resta aos paulistas e aos amantes do futebol brasileiro, torcer pelo Fluminense, com uma campanha impecável até então.

Chora, Abel Ferreira

Palmeiras fora: Frango do goleiro Weverton elimina Porco da Copa do Mundo de Clubes após derrota para o Chelsea pelo placar de 2x1 | Cesar Grecco/SEP

Português Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, comenta resultado que deixa time eliminado da Copa do Mundo de Clubes | Cesar Grecco/SEP

“É difícil, mas temos que aceitar. Nosso adversário foi melhor do que nós. Acho que depois da primeira parte, fiz alguns ajustes no nosso time, mas infelizmente o segundo tempo não conseguimos fazer o segundo gol. Tentamos até o final. O jogo foi decidido em detalhes. Dois sentimentos: orgulho e tristeza, pela maneira como a gente perdeu, como sofreu o segundo gol, mas isso é o futebol. Tem que aceitar e seguir em frente. Estou triste pela maneira como perdemos, mas estou orgulhoso do que fizemos.”

Estatísticas do jogo

Posse de bola: Palmeiras 40% x 60% Chelsea
Finalizações: Palmeiras 7 x 17 Chelsea
Chutes no gol: Palmeiras 2 x 5 Chelsea
Desarmes: Palmeiras 15 x 13 Chelsea
Escanteios: Palmeiras 3 x 10 Chelsea
Defesas: Weverton 9 x 4 Sánchez
Faltas cometidas: Palmeiras 14 x 16 Chelsea
Cartões amarelos: Palmeiras 1 x 3 Chelsea

Ficha Técnica | Palmeiras 1 x 2 Chelsea

Data: 4 de julho, sexta-feira Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA) Gol do Chelsea: Cole Palmer (16′ do 1’ºt) e Weverton (38′ do 2ºt, contra) Gol do Palmeiras: Estêvão (8′ do 2ºt) Jogador da Partida Michelob Ultra: Estêvão

Palmeiras

Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael, Vanderlan; Emi Martínez (Anibal Moreno), Richard Ríos (Raphael Veiga), Allan (Maurício); Estêvão, Vitor Roque (Flaco López) e Facundo Torres (Paulinho). Técnico: Abel Ferreira.

Chelsea

Robert Martínez, Malo Gusto, Trevoh Chalobah, Levi Cowill, Marc Cucurella; Andrey Santos (Dario Essugo), Enzo Fernández, Cole Palmer; Pedro Neto (Kiernan Desburry-Hall), Liam Delap (João Pedro) e Christopher Nkunku (Noni Madueke). Técnico: Enzo Maresca.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *