
Solar do Jambeiro sedia BRICS Press Meeting com jornalistas e especialistas | Divulgação/Claudio Fernandes/Prefeitura de Niterói
O BRICS Press Meeting no Solar do Jambeiro reuniu jornalistas, pesquisadores e estudantes nesta sexta-feira (4), em Niterói. A programação abordou o papel da mídia na construção de uma ordem mundial multipolar e a relevância cultural do BRICS na produção jornalística.
Debate sobre comunicação e cultura marcou abertura do encontro
O evento começou com a palestra “A cultura dos BRICS”, ministrada por Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional. Ele defendeu que os países do bloco precisam superar a ideia de confronto entre civilizações e investir em intercâmbios culturais e diplomáticos.
Imprensa independente e redes no Sul Global estiveram entre os temas
A programação abordou imprensa independente, redes de comunicação no Sul Global e geopolítica cultural. João Augusto Erthal, editor do jornal Toda Palavra e organizador do evento, destacou:
“A história do BRICS passa pela ‘ocidentalização’ do oriente e a ‘orientalização’ do ocidente. Esse intercâmbio foi, por muitos anos, instrumentalizado e prejudicado por conflitos religiosos e por questões políticas. Deveríamos encarar esse processo como uma orientação de civilizações, ao invés de um choque entre povos. Além disso, mais do que analisar os interesses econômicos que essa coligação de países representa, precisamos valorizar a construção do diálogo entre cidades, a aproximação de elementos e a diplomacia da cultura”, analisou o primeiro palestrante do dia e presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Painéis reuniram vozes do Brasil e do exterior
Entre os participantes estavam o analista internacional Pepe Escobar, a cientista política Beatriz Bissio, o pesquisador Fernando Horta, e representantes da Sputnik, da TV BRICS e do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro.
Transmissão ao vivo foi feita por três canais
O público pôde acompanhar o evento ao vivo nos canais do YouTube do Toda Palavra, da TV Comunitária de Brasília e do Brasil 247.