Leste FluminenseNiterói

BID apoia projeto Vida Nova no Morro em Niterói

BID apoia projeto Vida Nova no Morro em Niterói | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói

O programa Vida Nova no Morro, uma das principais apostas da Prefeitura de Niterói para reduzir desigualdades nas comunidades, ganhou impulso com o apoio técnico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A equipe do banco concluiu, nesta quinta-feira (3), um intercâmbio de três dias com gestores municipais.

A visita faz parte do programa Promorar II, voltado a estratégias inovadoras de habitação no Brasil. Além de reuniões e workshops, os especialistas do BID acompanharam visitas técnicas aos morros da Penha e Boa Vista, na Região Central, para entender os desafios e as oportunidades do projeto.

Desde janeiro, a gestão municipal vem elaborando os estudos para implementar o programa. O objetivo é transformar áreas vulneráveis com ações em moradia, segurança, mobilidade e prevenção de riscos climáticos, unindo recursos próprios a financiamentos externos.

“O Vida Nova no Morro vai trazer mais dignidade para os moradores das comunidades e reduzir a desigualdade social e territorial. Niterói, mais uma vez, vai ser exemplo para o país porque estamos desenvolvendo um modelo revolucionário de urbanização e moradia popular. A cooperação do BID é fundamental para avançarmos nesse projeto”, declarou Rodrigo Neves.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Para a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Marcele Sardinha, o intercâmbio com o BID fortalece as bases técnicas do projeto.

“A gente tem um primeiro lote de comunidades que o prefeito Rodrigo Neves vai executar com recursos próprios, mas os estudos que estamos fazendo junto com o BID são importantes para a gente estruturar o programa como um todo, porque eles trazem experiências de campo e visões interessantes. O programa vai ficar muito mais robusto e muito mais bem estruturado”, disse Marcele Sardinha.

O Vida Nova no Morro faz parte de um conjunto de políticas públicas voltadas ao combate à desigualdade urbana, integrando ações sociais, infraestrutura, regularização fundiária e sustentabilidade. O plano é que os primeiros projetos sejam lançados ainda neste semestre.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *