
Comunidade escolar de Niterói elege diretores da rede municipal | Divulgação
A eleição de diretores escolares em Niterói mobilizou estudantes, responsáveis e profissionais da educação na última quarta-feira (2). A consulta direta, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Municipal de Educação (FME), foi realizada em 89 escolas da rede e marcou mais um passo rumo ao fortalecimento da gestão participativa.
A votação definiu os nomes que irão comandar as direções gerais e adjuntas das unidades até 31 de dezembro de 2027. Os resultados finais serão publicados no Diário Oficial no próximo sábado, dia 5 de julho.
Estiveram aptos a votar os alunos do Ensino Fundamental II e da EJA, além de responsáveis por crianças da Educação Infantil e do Fundamental I. Servidores e educadores da rede também participaram.
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, visitou unidades e reforçou a importância do envolvimento coletivo na construção da escola pública.
“Esse processo contou com etapas importantes, mas vamos além. Após a divulgação do resultado, os gestores eleitos passarão por uma formação no Centro de Formação Darcy Ribeiro. Será um momento fundamental para o aprimoramento dos planos de gestão apresentados durante a campanha e para o fortalecimento de uma visão compartilhada sobre a importância de uma gestão qualificada. Nosso objetivo é seguir avançando na melhoria do desempenho e da qualidade do ensino em Niterói”, destacou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Antes da votação, os candidatos passaram por uma sequência de etapas: prova objetiva (não eliminatória) sobre gestão educacional, análise de títulos e experiência profissional. Em seguida, formaram chapas e elaboraram planos de gestão que foram apresentados à comunidade durante a campanha.
Andrea Bello, presidente da FME, ressaltou que o processo vai além da escolha.
“Chegamos ao dia da votação, mas fizemos uma prova, que teve a intenção de relembrar alguns conceitos fundamentais e básicos, o que foi uma inovação muito bem sucedida. Depois, continuamos com o Plano de Gestão, que é o coração desse processo todo, e hoje é o dia da legitimação desses planos. A gestão democrática participativa nas escolas não termina aqui, ela está apenas começando”, disse a presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello.
Para concorrer, os candidatos precisaram atender a requisitos como ser servidor do quadro permanente da FME, ter pelo menos dois anos de atuação na escola e estar com as obrigações administrativas e pedagógicas em dia. Os eleitos também deverão cumprir 40 horas semanais no cargo.