
Sete em cada dez brasileiros já têm acesso ao 5G; expansão avança com apoio federal | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Brasil ultrapassa 1.500 municípios com cobertura 5G e amplia o acesso à nova geração de conectividade móvel. Segundo dados da Conexis Brasil Digital, 1.507 cidades já contam com a tecnologia. Com isso, sete em cada dez brasileiros têm acesso à rede de quinta geração.
O avanço reflete a articulação entre o Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que trabalham para acelerar a conectividade em todo o território nacional. A liberação de leis de antenas em mais de mil cidades, alcançada em maio, foi um dos marcos mais importantes da expansão.
A legislação atualizada é fundamental para permitir a instalação de antenas compatíveis com o 5G, cuja operação exige mais infraestrutura, agilidade e cobertura densa. A tecnologia é base para cidades inteligentes, indústria 4.0 e melhorias em educação, saúde e segurança.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Outro fator decisivo tem sido o apoio financeiro à expansão. O Ministério das Comunicações já viabilizou mais de R$ 2,5 bilhões em crédito para a implantação da rede, por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Desse total, R$ 2 bilhões foram contratados com o BNDES.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o foco é ampliar o acesso com equidade.
A expectativa do governo é que, com o ritmo atual, o 5G atinja todos os estados com cobertura urbana até 2026. O Brasil é um dos países com maior velocidade de adoção da nova geração entre as nações da América Latina.