
Porto Alegre receberá etapa internacional de jiu-jitsu com atletas de todo o continente | Divulgação
A capital gaúcha se prepara para respirar jiu-jitsu em outubro. A etapa South America da AJP, um dos maiores eventos da modalidade no mundo, será realizada entre os dias 10 e 12, em Porto Alegre, com disputas marcadas dentro do Barra Shopping Sul. A confirmação veio nesta semana, com apoio de nomes históricos do esporte e da Prefeitura.
A competição deve reunir atletas de diversos países, movimentar o setor de turismo e impulsionar a economia local com geração de empregos e consumo nos setores de hotelaria, transporte e alimentação. Além disso, alunos de projetos sociais também terão espaço garantido, fortalecendo o viés inclusivo do evento.
Lutas, turismo e legado social
A pesagem dos atletas será realizada no dia 10, com as lutas acontecendo nos dias 11 e 12. A expectativa é superar o sucesso da última edição, que aconteceu em Balneário Camboriú e contou com competidores de mais de 20 países.
“A confirmação do evento em Porto Alegre reforça o compromisso da nossa cidade em captar grandes eventos esportivos, reconhecendo o esporte como importante vetor econômico e turístico. Competições desse porte colocam o município em evidência, movimentam diversos setores, fortalecem nossa economia e geram oportunidades para todos. Estamos prontos e orgulhosos para receber os atletas e visitantes de braços abertos”.
O empresário Eduardo Corte Real, do Grupo Austral, apoiador da iniciativa, ressaltou que o evento faz parte de uma estratégia maior:
“O Grupo Austral está muito alinhado com essa política de investimento da Prefeitura em trazer grandes eventos esportivos, de inovação, de sustentabilidade e de festivais, como está sendo feito agora e projetado também para os próximos anos. Estamos cada vez mais buscando grandes eventos para o nosso estado, para a nossa cidade”.
Ligação antiga com o jiu-jitsu mundial
A relação entre o Rio Grande do Sul e a Federação de Abu Dhabi é histórica. Ícones do jiu-jitsu como Zé Mário Sperry e Walter Mattos estiveram à frente dessa conexão nos anos 1990. Hoje, o gaúcho Elias Eberhardt lidera a organização da etapa brasileira.
“É muito importante termos competições como o South America no Rio Grande do Sul. O estado já formava talentos desde os anos 90, e agora esses atletas têm a chance de enfrentar competidores de várias partes do mundo em casa. O evento ajuda a fomentar o jiu-jitsu e coloca o nosso estado em evidência no cenário internacional”.
+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI
Walter Mattos reforça a importância estratégica da escolha de Porto Alegre:
“Esse evento tem um peso simbólico. Eu e o Zé Mário estivemos à frente por anos, e hoje o Elias continua esse trabalho. O South America em Porto Alegre abre uma porta imensurável para o estado. Vai ser uma edição diferente, forte e com potencial para gerar frutos duradouros”.
Presença de Minotauro e inclusão social
O ex-lutador Rodrigo Minotauro, embaixador da modalidade, também comemorou a escolha:
“Ver o South America em Porto Alegre incluindo projetos sociais é algo que me emociona. O jiu-jitsu sempre foi uma ferramenta de transformação, e ver crianças da periferia competindo no mesmo palco que os profissionais é uma vitória para o esporte”.
Para Elias Eberhardt, responsável pela organização local, o evento marca um novo capítulo para o esporte na região:
“É uma grande conquista trazer a etapa South America para Porto Alegre. Temos uma história com o jiu-jitsu no estado e queremos que essa edição marque um novo momento para o esporte na região, valorizando atletas locais e fortalecendo ainda mais o circuito internacional”.